sábado, 10 de abril de 2010

Projeto Austrália 2050





Para a Bienal de Arquitetura de Veneza que acontecerá de 29 de agosto a 21 de Novembro de 2010 a Austrália está inscrita com o seguinte tema: Projetos de cidades para a Austrália em 2050, previsão de explosão populacional do país.

Os projetos incluem mega torrres inter-relacionadas e cidades submersas flutuando como água-vivas. Os arquitetos têm planejado isso tudo como reflexo para o boom populacional que a Austrália vai sofrer junto com os efeitos das alterações climáticas.

"Em vez de olhar a cidade como um lugar que você deve temer, é de reconhecer que as cidades são realmente o lugar que as possibilidades das coisas acontecerem", diz Rijavec, um arquiteto baseado em Melbourne. O problema é que a imprensa popular mantém as cidades como um lugar de medo, diz ele.

Rijavec mantém otimismo para o futuro centro das cidade, porém muitos dos cenários imaginados pelos arquitetos finalistas são mais próximos de um filme de catástrofe. Na sua opinião, não é a violência que temos que temer, e sim as alterações climáticas.

"As propostas que estão sendo levadas paraa Bienal, todas levam em conta três pontos importantes: aumento da população, a expansão das cidades, e as alterações climáticas", diz Rijavec. "Há também um consenso sobre os níveis dos mares e dos transportes públicos, embora as soluções não estão necessariamente relacionadas.”

Aqui na Austrália, Melbourne concentra todo o talento arquitetônico e podemos perceber nitidamente isso nas duas vezes que lá estivemos. Eles realmente são muito bons. Por isso não é de se espantar que 13 das 17 equipes que participam da Bienal de Veneza, pela Austrália, sejam de Melbourne.

Quanto aos Projetos é difiícil imaginar que em 40 anos a Austrália fique assim, mas pode ser, que realmente tudo isso aconteça. Nesse caso, contaremos para os nossos netos cheios de orgulho, saudades e nostalgia uma longa e bonita história do tempo que o vô e a vó moraram na Austrália e como tudo era diferente naquela época.

Um comentário:

  1. Incrível ! Esses dias vi um especial sobre os projetos na Holanda ... cidades inteiras flutuantes. A questão climática sera um assunto muito discutido mesmo ...
    Bjs, Dani.

    ResponderExcluir