segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bilby, o Coelho da Páscoa alternativo.



Em todo o mundo, onde se comemora Páscoa, o coelhinho tem uma grande importância. Ele que traz os ovinhos e é oficalmente o simbolo da Páscoa. Na Austrália os coelhos são vistos como uma praga, porque sua superpopulação prejudica muito o meio ambiente do país.

Tudo isso aconteceu porque em 1860 um britânico trouxe da Inglaterra 24 coelhos para cá, para conseguir praticar seu hobby preferido: caçar coelhos. Como os coelhos são famosos pela sua capacidade de reprodução, esses 24 coelhos em 10 anos se transformaram em uma praga que até hoje não foi controlada pela Austrália.

Por causa disso foi lançada, por aqui, uma campanha para trocar o Coelhinho da Páscoa pelo Bilby da Páscoa. Assim é comum encontrar chocolates em formato de Bilby e Bilbys da Páscoa distribuindo chocolates para as crianças. ; 0

O Bilby é um bichinho em extinção, que até parece um coelho, com orelhas compridas mas com o focinho mais fino. Tem de 30cm a 60cm de comprimento, pesa em torno de 2.5Kg, tem um um excelente olfato e capacidade de audição, mas são quase cegos. Eles são típicos da região árida da Austrália, pois adoram a vegetação e insetos daquela área. São vegetarianos, meio ariscos, preferem viver sozinhos e somente se agrupam quando é a hora de procriar.

Apesar da grande campanha, a tradição do Coelhinho da Páscoa ainda existe na Austrália. Achamos que o problema é que esse bichinho é muito feio e sem graça, parece um ratão do banhado. Rsrs. : )

Poderiam ter escolhido algum bichinho mais bonitinho e fofinho, não acham? Mas mesmo assim seria difícil fazer a troca, não é de uma hora para outra que se modifica uma tradição tão antiga. Só os australianos mesmo, inventam cada uma.

Recado para Tia Sarah,

Parabéns tia!!! Feliz aniversário!!!

Muita saúde, amor, paz, alegrias, realizações e tudo mais que tu desejares. Tu é uma pessoa maravilhosa, boa, com um coração enorme, sempre atenciosa com a gente. Muito obrigado por estar sempre presente, mesmo longe.

Um beijo enorme, com muita saudades, Clau&Rafa.

2 comentários: