quarta-feira, 7 de abril de 2010

Aranhas australianas

A Austrália tem mais de 240 espécies de aranhas espalhadas por todo o seu território. É tanta aranha por todos os lados que muitas vezes a gente caminha na rua e volta para casa cheios de teias de aranha.

Ontem a noite, antes de dormir, quase desligando a luz, vimos no teto um bicho feio e peludo que nos assustou. Estávamos com uma aranha dentro do quarto, dá para acreditar?

As aranhas são animais muito antigos, com uma história de muitos milhões de anos. Dizem que as aranhas sempre estiveram conosco, são inofensivas e que são controladoras das populações de insetos.

Por isso e por toda a questão ambiental, super em pauta por aqui, que as aranhas australianas são criaturas raras e intocáveis. A instrução é deixar a aranha onde ela está e ir embora ou ajudá-la a mudar de local, mas nunca matá-la. Poucas pessoas sabem que uma picada de abelha é bem mais dolorosa que uma mordida de aranha. Será? Melhor é não mexer com elas…

Existem somente duas aranhas, na Austrália, realmente perigosas, que devem ser evitadas: Sydney Funil e a Redbac. O local das suas mordidas ficam dolororidos para alguns dias, mas não é nada para se preocupar já que, desde 1956, ninguém morreu de uma mordida da Redback e desde 1980 ninguém morreu de uma mordida de Sydney funil, principalmente por causa do desenvolvimento de soro.

Nós não conseguimos seguir as instruções da autoridades australianas e matamos a bichinha. Não tinha como ficarmos com ela junto da gente, esperando que ela fosse embora ou ido dormir na sala, pelo bem do meio ambiente, né?! Que não nos ouçam os australianos mas, uma aranha a mais uma a menos, não vai fazer a mínima diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário