quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como pagar o IPVA da Austrália

Compramos nosso carro em novembro com licença (Certificate of Registration) paga até 11/04/2010.

Então, alguns dias atrás, tivemos que fazer toda a função para conseguir uma Registration nova.

Diferentemente do Brasil, que recebemos um único papel para pagar no banco ou pela internet, aqui é tem uma pequena via sacra que ninguém soube ao certo nos explicar e que tivemos que descobrir por nós mesmos, como quase tudo que vivemos até agora aqui.

Para facilitar a vida de outras pessoas que compraram carro na Austrália e precisarão renovar a Registration, vamos deixar o passo-a-passo.

1. Green Slip: é o seguro obrigatório (CTP insurance) que deve ser pago para se conseguir tirar a Registration. O valor varia conforme a idade do dono do carro, local de residência, se tem garagem, etc. como o seguro particular de carro que fazemos, porém ele é obrigatório e diferente do nosso obrigatório que é para o governo. Existe um site que faz a cotação de todas as seguradoras cadastradas e é possível escolher pelo preço ou por serviços oferecidos e já pagar na hora. Algumas empresas enviam propostas pelo correio, mas o melhor é fazer a cotação on line no site: www.maa.nsw.gov.au. Pode-se pagar o seguro por 6 meses ou 1 ano. Importante: esse seguro deve ser pago 21 dias antes do vencimento da Registration, após isso o veículo ficará descoberto por alguns dias e poderá levar multa caso circule. Nós não sabíamos disso e pagamos nosso Green Slip com 20 dias de antecedência, ficando 1 dia somente descoberto.

2. Pink Slip: é a inspeção veícular (Safety inspection report) obrigatória para ver se o carro está em condições de circular. A inspeção deve ser feita em uma mecânica autorizada e a taxa é tabelada em AU$ 31.70, só depois de serem feitos os reparos necessários que o mecânico dá autorização para o carro circular. No nosso caso tivemos que trocar as borrachas dos limpadores de vidro e uma lâmpada que estava queimada. Por um lado é bem boa essa inspeção porque todos ficam seguros que os carros estão ok e o custo não é alto.

3. Registration: Após essas duas etapas cumpridas a Registration pode ser paga pela internet ou em algum RTA (Roads and Traffic Authority). Existe a opção de pagar a Registration por 6 meses ou por 1 ano. A opção de pagar por 6 meses só pode ser feita pela internet no site myRTA.com. Para a gente também valia mais a pena pagarmos por 6 meses.

4. Colar o adesivo no vidro: Diferente do Brasil que recebemos o documento verdinho para circular com o carro, aqui na Austrália, vem pelo correio ou pode ser retirado nos RTAs um adesivo que deve ser obrigatóriamente colado no vidro do carro. Nesse caso a polícia pode verificar se o veículo está com o registro ok mesmo sem o motorista estar junto. O documento do veículo original deve ficar em casa e só é usado na hora da venda do carro.

Deu um pouco de trabalho, mas no fim deu tudo certo. Adesivo colado e carrinho ok para circular.

2 comentários:

  1. Oioi Clau e Rafa!!

    Por falar em carros ai no seu blog, eu fui olhar no ebay.au alguns carros a venda , e vi que são todos muito baratos e a maioria é automático!!
    Vcs sabem o real motivo??
    Pq eu pesquisei aqui na internet:
    Um blog estava dizendo que os impostos são muito caros então alguns Australianos deixam acumular anos de impostos e depois abandonam o carro.
    Em outro blog vi que quando quebra alguma peça é mais barato jogar o carro fora do que mudar a peça.
    E em outro , que achei um horror , foi que dá ninhos de aranhas e até mesmo de cobras !!

    Ah!!
    Outra coisa que gostaria de perguntar, sabe como é a situação ai na Austrália ,para quem trabalha com informática (ex: micro lento, vírus , formatação de computador, instalação de softwares, montar rede )??

    Bj e até o próximo post!!

    Thay e Thi

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  2. Oi Thay e Thi,
    Achamos que o motivo dos carros serem mais baratos é a menor taxa de impostos sobre os veículos e a proximidade com algumas fábricas da Ásia.
    Os impostos dos carros, tipo IPVA, não são caros não...um pouco mais barato que os nossos. Varia de 2 a 4% sobre o valor do veículo.

    Mas acontece mesmo de alguns australianos ou até mesmo estrangeiros (achamos que mais que australianos) ficarem com multas e impostos que ultrapassam o valor do carro ou se estraga alguma peça, nesse caso abandonam mesmo. Mecânico aqui é caro como todo o serviço e é difícil achar um bom.

    Isso de ficar com teia de aranha e bichos é bem assim mesmo. É caro mandar lavar o carro e o pessoal deixa sujo mesmo. Ergs.

    O serviço de informática aqui é muito ruim e poucos australianos sabem fazer. Então, para quem tem um bom inglês e experiência o mercado de TI a Austrália é um excelente lugar para trabalhar com isso. TI está na lista de demandas, mas amanhã sai lista nova e pode ser que não esteja mais ou ainda permaneça. Acreditamos que fique porque ainda é bem pouco desenvolvido.

    Abs e até o próximo post.

    Clau&Rafa

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