domingo, 25 de abril de 2010

Anzac Day




Anzac Day é comemorado todo o dia 25 de abril, desde 1923, na Austrália e na Nova Zelândia.

Esse dia foi criado para homenagear os militares desses países que lutaram e morreram em Gallipoli na Turquia durante a Primeira Guerra Mundial.

A sigla ANZAC significa Australian and New Zealand Army Corps (exército), conhecidos como Anzacs. Anzac Day continua a ser um dos momentos mais importante da Austrália e da Nova Zelândia. Além de ser um dos poucos momentos que dois países se unem para uma comemoração.

Nesse dia, que é feriado nacional, tanto a Austrália como a Nova Zelândia organizam várias atividades, marcha por veteranos, parada do exército, citações de poemas, pensamentos e muitas celebrações pelas ruas, normalmente com transmição ao vivo, com comentários.

Após a parada do exército é tradição os veteranos se reunirem para lembrar os velhos tempos e jogarem partidas de um jogo de azar tradicional australiano, chamado two-up, que era o passatempo preferido entre os soldados ANZAC. Esse jogo atualmente é proibido na Austrália, porém em Anzac Day é permitido jogar “two-up” em qualquer lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário