terça-feira, 27 de abril de 2010

Como estacionar na Austrália



As Parking rules ou regras de estacionamento, aqui na Austrália, não são simples, pois são vários detalhes a serem observados. É muito importante saber estacionar corretamente e seguir a risca o que está indicado para evitar as desagradáveis multas ou que o carro seja guinchado.

Mais uma coisa que aprendemos sozinhos, na marra, depois que levamos nossa primeira multa.

1. Entendendo os "Ps": a maioria das placas vem com a descrição, logo acima: 1/2P, 1P, 2P, 3P ou 4P. Isso é o tempo máximo de permanência no local. 1/2P é meia hora, 1P 1hora e assim por diante.

2. Como saber se devo pagar ou não? Logo abaixo da descrição dos "Ps" vai estar escrito TICKET ou nada. Se estiver escrito Ticket é porque deve-se pagar o tempo que vai ficar até o limite permitido. Importante: as máquinas aceitam moedas e cartão de crédito, sendo que as mais antiga só aceitam moedas. Nas áreas que não precisa pagar, deve-se igual respeitar o tempo de permanência. Muitas vezes os fiscais marcam os carros ou fotografam para ver se as pessoas vão ficar o tempo estabelecido. Existe uma pequena tolerância, mas é bom trocar o carro de lugar.

3. Dia e hora que é permitido: Depois de saber o tempo que é permitido estacionar, se é preciso pagar ou não é importante olhar o dia da semana e o horário que é permitido estacionar. Por exemplo: 10am-3PM/Mon-Fri. É permitido estacionar das 10 da manhã às 3 da tarde de segunda a sexta, nos outros dias e horários é proibido. Se tiver outras placas junto elas indicaram os horários e dias que devem ser pagos e o tempo permitido.

4. Setas indicativas: Além disso é importante olhar para a seta mostrada na placa. Que indica para onde é permitido estacionar.

A melhor leitura das placas é de baixo para cima. Pois a primeira coisa a fazer é achar o dia e horário e saber se é possível estacionar ali. Depois ver se é para pagar e quanto tempo pode ficar.

Outras informações importante:

1. Truck zone: são locais para veículos que tem autorização para fazer carga e descarga. Naquele horário e local só é permitido esse tipo de veículo estacionar, os outros serão multados.

2. ClearWay: Onde estiver escrito isso, significa que deve-se deixar a pista livre, sob pena de ser guinchado o carro que estiver estacionado ali. São avenidas de tráfego intenso que em determinados horários é permitido estacionar.

3. Ângulo do estacionamento: É importante saber o ângulo certo e deve-se estacionar como estiver descrito na placa. Tivemos um amigo que estacionou reto onde dizia 60º e levou uma multa.

4. Holders: Alguns lugares vai estar escrito 1P 3PM-6PM, exceto Holders zone 1. Isso significa que a gente pode estacionar durante 1 hora, de graça, das 3h às 6h da tarde, mas os Holders (que são os moradores ou titulares da vaga) podem estacionar livremente. Nesses casos passada 1 hora tem que tirar o carro ou trocar de lugar. Muitas vezes os moradores querem estacionar e não acham vaga então ligam para a fiscalização.

São muitas placas mas sabendo as regras principais e detalhes é fácil, pois é tudo variação sobre o mesmo tema. O importante é tomar bastante cuidado, porque eles multam mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário