terça-feira, 20 de abril de 2010

Como enviar e receber dinheiro

Não tem como morar no exterior e não ter de alguma forma que usar dinheiro do Brasil, pelo menos no início. A menos que a pessoa resolva trazer uma quantia razoável na bagagem o que não é muito recomendável ou travel cheque, etc.

As duas maneiras mais fáceis de cuidar disso, aqui na Austrália, e acreditamos nos outros países também é abrir uma conta em um banco internacional ou usar as empresas de envio e recebimento de dinheiro.

Nós optamos por abrir uma conta em um banco internacional, no caso HSBC, pois ele é bem grande na Ásia e também aqui na Austrália. O Citibank, outra opção, tem pouca força aqui e até hoje não vimos uma única agência.

Com essa conta que abrimos no Brasil, antes de vir, fomos super bem atendidos aqui na Austrália e abrimos nossa conta aqui, vinculada a de lá, na mesma hora. Com direito a cartão de crédito, coisa rara para quem tem visto de estudante.

Com essa conta podemos sacar direto nos caixas automáticos do HSBC ou em qualquer um caixa automático (ATM), daqui ou de qualquer país. Alguns ATMs não conveniados cobram uma taxa de AU$ 2.00, os conveniados não cobram nada.

As retiradas podem ser feitas do dinheiro do Brasil, que já sai em dollar, ou do dinheiro daqui. Os valores ficam separados e são dois cartões diferentes, apesar de ser a mesma conta, que pode ser visualizada na internet pelo Global View.

Retirada de valores maiores de AU$ 500,00 tem que ser direto no caixa, pois não conseguimos utilizar a internet para isso. Esse serviço foi vendido mas sempre deu problema e acabamos desistindo.

O outro servico é o envio e recebimento de dinheiro do Brasil para a Austrália e vice-versa através de empresas especializadas como Exhange que cobram taxa para isso e garantem o dinheiro na conta em 48hs. Nunca utilizamos, mas temos amigos que utilizaram e deu tudo certo.

Recomendamos para quem vem morar aqui na Austrália que abra uma conta do HSBC no Brasil antes de vir. O serviço não é 100%, mas facilita muito a vida aqui e durante as viagens. Maiores informações acesse o programa de Serviços internacionais do HSBC no site: http://www.hsbc.com.br/1/2/portal/pt/para-voce/servicos-internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário