sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Fiji Time






















Bula!!!!

Os fijianos são um povo muito de bem com a vida, receptivo e alegre, estão sempre sorrindo e querendo ajudar, porém não exija muita pressa e agilidade deles, aqui todos vivem no Fiji Time ou Tempo de Fiji. Nada é feito com pressa, estress é algo que eles nunca ouviram falar, também quem pode ter pressa em um paraiso como esse?

Além disso, tudo por aqui começa atrasado. Se um fijiano avisar que algo vai ficar pronto em 20min, pode com certeza esperar que leve no mínimo 45min. Depois de quase uma semana por aqui já nos acostumamos ao Fiji Time, nada começa na hora, tudo é muito lento e calmo. Quando esquecemos e começamos a querer acelerar, algum fijiano nos olha e diz: Fiji Time, Fiji Time. : )

Quem mais diz isso para nós é o Ben, funcionário do nosso Hotel, ele tem nos acompanhado por aqui, digamos que ele tem sido nosso guia local. Além de levar pela manhã o pessoal para o surf, incluíndo umas e outras acompanhantes que só vão para olhar e brincar um pouco, ele também tem nos levado para alguns passeios também.

Tivemos a oportunidade de ir com ele visitar uma das Vilas de Fiji e ver como os fijianos moram e se organizam em comunidade. As casas são muito limpas, arejadas, todas tem nome e algumas tem pouco ou quase nenhum móvel. A construção de uma casa da Vila leva em torno de 1 semana, já que toda a comunidade se reúne para ajudar. Aparentemente, elas tem pouco conforto, mas é super agradável ficar dentro delas. Muito fresquinhas e com um ar muito leve, é possível sentir a paz que eles vivem, esquecer da vida e entrar totalmente no clima zen ou no Fiji Time, que é a mesma coisa.

P.S: Bula: o mesmo que oi, olá, como vai, seja bem vindo na língua de Fiji. Tem Bula por todos os lados e essa palavra já virou sinônimo de Fiji. É o que mais ouvimos por aqui, desde que chegamos.

4 comentários:

  1. Preciso adotar este conceito do Fiji time...

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaa!!!!
    Eu também preciso. Não satisfeita em chegar na hora, as vezes eu chego antes!!! ahahaha.
    Quando estivermos muito aceleradas em SP, vamos dizer uma pra outra: Fiji Time, Fiji Time. : )
    Vamos tentar!!!!!!
    Saudades.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Primaaaaaaaaaa!
    Parece que o Fiji time é um pouco como o Bahia time, só que menos barulhento e bem mais transparente....
    E por falar em time, que bom que falta pouco dele pra gente se ver, hein?
    Dá gosto ver vcs dois nesse marzão!!!!
    Saudade grande (entro todo dia pra ler o blog, mas nem sempre acho time pra comentar...)!
    Bjos pra ti e pro Rafa!!!
    Andréa

    ResponderExcluir
  4. Prima!!!
    É muito parecido com a Bahia, sem a menor dúvida...já tínhamos nos dado conta disso.
    Com a seguinte observação para ti ter uma noção do Fiji Time...os coqueiros estão abarrotados de coco por aqui, mas eles tem preguiça de ir pegar. Estamos aqui faz uma semana e só conseguimos até agora que eles pegassem 1 único coco e a muito custo. rsrsrs. Tudo é assim...Fiji Time, Fiji Time.
    Saudades.
    Beijos para ti e para o Rafa.

    ResponderExcluir