sábado, 31 de julho de 2010

A Grande Barreira de Corais






























A Grande Barreira de Corais é o maior recife de coral do mundo com extenção de 2300Km, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland e é Patrimônio da Humanidade.

Whitsundays é um dos pontos de partida para conhecer a Barreira de Corais, o outro lugar é Cairs, que fica 160Km daqui.

A Grande Barreira de Coral é composta por cerca de 2900 recifes e 300 atóis de coral. Na barreira vivem em torno de 1500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, 5000 a 8000 espécies de moluscos, e mais um monte de outras espécies marinhas.

A área toda é preservada porque o risco dela desaparecer é enorme, por causa da poluição marinha e pelo aquecimento Global. Aqui em Whitsundays existe uma empresa que tem a conceção do Governo para explorar e com eles que compramos o passeio de barco.

Saímos bem cedinho, 7h30 da manhã, em direção a Grande Barreira e infelizmente já conseguimos perceber o que já está acontecendo por lá. O processo de branqueamento, que é perda de pigmentos está evidente. Mal se vê alguns corais coloridos, mas mesmo assim o passeio é muito bonito e vale a pena.

O barco vai até uma base construída por essa empresa que é super completa. Tem área para mergulho, submarino, barcos com fundo de vidro para vermos os corais (onde tiramos as fotos), banheiros, etc. É bem interessante a maneira que eles exploram e só pode um barco por dia nesse lugar.

Outra questão interessante é que quase nunca os corais ficam para fora da água, isso acontece raríssimas vezes ao ano e isso também provoca a morte deles pelo aquecimento do sol, então é melhor que não aconteça. Mas por causa disso, aquele visual áereo que se pode ver os desenhos dos recifes, só de helicóptero. A foto aérea foi tirada no dia que fizemos o passeio, mas a gente do barco não consegue ver e pela foto parece que os corais estão para fora, de tão clara que a água é.

2 comentários:

  1. Lindas as fotos, este lugar deve ser incrível mesmo, todos os lugares que são patrimônio histórico, não são colocados neste patamar em vão, uma pena, que precisam deste "extremo cuidado", pois não os respeitamos como deveria. Tudo é um reflexo dos nossos atos.
    Uma suuuper foto a do nascer do sol (acredito que seja o nascer....) linda demais!

    ResponderExcluir
  2. Ioneca!
    É lindo mesmo, pena que já está tão sem cor... : ( Imagino há 20 anos atrás, como seria...Precisa mesmo de extremo cuidado para os 4% que ainda restam intactos, assim permaneçam.
    As fotos são do por do sol....lindoooo!!!!
    bjsss

    ResponderExcluir