segunda-feira, 5 de julho de 2010

Hora de fazer o Tax


Os estudantes estrangeiros que vem para a Austrália com visto de estudante, tem direito a trabalhar 20hs semanais e são tratados como residentes para afeitos fiscais. O ano fiscal australiano começa em 01 de julho e termina em 30 de junho.

Existem 3 tipos de remunerações aqui: por ABN (nota fiscal de autônomo), Cash hand (dinheiro na mão) e Tax file number (TFN).

Quem trabalhou com TFN e ganhou acima de AU$ 100,00 teve desconto de imposto sobre a remuneração, que varia de acordo com a quantidade de horas trabalhadas por semana e por isso poderá pedir reembolso desse imposto. Dependendo do que foi ganho durante o ano e do que a pessoa tem de comprovação de despesas pode pegar o valor total ou parte dele.

Para fazer a declaração do Tax é preciso ter a declaração de rendimentos que as Empresas são obrigadas a enviar até 30 de junho ou o último Pay Slip (comprovante de pagamento) completo, ou seja, total ganho, ABN, nome da empresa, etc.

É importante também ter comprovantes de despesas de carro, viagens, telefone, educação, livros, internet, computador, despesas médicas e outros comprovantes relacionados com as atividades exercídas. Uma dica é guardar todas as notas, pode ser que seja útil na hora de fazer o Tax.

É bem parecido com a nossa declaração de Imposto de Renda, sendo que aqui na Austrália qualquer pessoa pode ter um Tax, não precisa ser um funcionário contratado da empresa, e o mínimo para desconto em folha é AU$ 100.00. Outra diferença é a época, aqui deve-se fazer a declaração entre 01 de julho e 31 de outubro, referente a 01 de julho, do ano anterior, a 30 de junho, do ano em exercício.

Existem 2 maneiras bem simples de fazer a declaração: contratar uma empresa especializada em Tax Refund (reembolso do Tax), ou baixar o programa e se habilitar a fazer sozinho.

Parece super simples baixar o programa e fazer direto pela internet, mas existem milhares de empresas por aqui que cobram em torno de AU$ 70.00 para fazer pela gente.

Quem já fez, recomenda contratar uma empresa especializada ou fazer com algum amigo residente, já que um detalhe errado na declaração pode impedir o reembolso que deve vir, estando tudo certo, em no máximo 14 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário