terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sistema de saúde da Austrália

O sistema de saúde da Austrália é totalmente diferente do Brasil. Aqui existe o Medicare que é um sistema público nacional, para os australianos, os planos particulares também para os australianos e o OSHC (Overseas Student Health Cover) que é o seguro de saúde para todos os estudantes estrangeiros, durante a permanência na Austrália.

O valor do OSHC não é alto, em torno de AU$ 35.00 por mês e cobre 85% do valor das consultas, 100% dos hospitais, emergências e ambulâncias.
Ainda não fomos em nenhum médico ou hospital aqui, mas o que nos contam é que o mais difícil para quem tem seguro de saúde é ter que consultar cada vez com um médico diferente, porque não se pode marcar hora e escolher o médico que quiser. Aqui funciona, mais ou menos, como os Pronto Atendimentos do Brasil, a consulta é feita com o médico que estiver de plantão no dia.

Outra curiosidade é que sempre o primeiro atendimento é feito com um Médico Clínico geral e ele então que encaminha, dependendo da necessidade, para o especialista. Mesmo que a pessoa já saiba, por exemplo, que precisa de um dermatologista tem que falar primeiro com o clínico, explicar o problema, e então com a prescrição dele, que é obrigatória, seguir para o dermatologista.

Várias pessoas, que falamos, que já utlizaram o sistema de saúde australiano dizem que os médicos são muito fracos e despreparados e que os planos de saúde particulares do Brasil e os nossos médicos são muito melhores. É, nem tudo são flores, na terra do Kangoroo.

3 comentários:

  1. Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida. Essa questão de ter que ir primeiro ao clínico geral e depois para o especialista é para quem tem o plano particular ou público? Ou isso acontece das duas formas?
    Abraços e obrigada,
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana,
    Isso acontece nos dois planos. É o sistema australiano mesmo.
    Abs Clau

    ResponderExcluir
  3. Finalmente alguem fez um texto correto sobre o sistema de saúde da Australia, é isso mesmo nem tudo são flores e os nossos medicos no Brasil dão de mil a zero nos daqui,aqui só sabem receitar panadol. Quem tem crianças como eu sofre aqui.Estou aqui a 2 anos e sei bem o que uma emergencia.

    ResponderExcluir