quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Transporte urbano em Sydney

A maioria dos habitantes de Sydney utiliza automóveis, como meio de transporte, mas a cidade é muito bem servida de taxi, ônibus, balsa e metrô.

O transporte aqui é seguro, moderno, rápido e pontual, mas não é barato. Uma passagem de metrô para a City de Bondi Junction, por exemplo, custa em torno de AU$ 4,00 ida e volta, e a tarifa de ônibus pode variar entre AU$ 1.90 até AU$ 6.10, dependendo da distância.

Existe a compra antecipada com desconto para 10 viagens, por exemplo, só de ônibus ou combinado ônibus e metrô, porém, tem prazo de validade. Para quem usa todos os dias a vantagem é grande, para quem usa eventualmente não vale a pena. Desconto para estudantes só de universidade e cursos especiais, o nosso curso não dá direito a compra de passagem para estudante. Tem que prestar bastante atenção nisso porque a multa é alta para quem comprar de estudante e não está estudando no curso que vale.

No ônibus não existe cobrador e o pagamento é feito direto para o motorista em dinheiro. Porém, existem alguns ônibus que só aceitam pagamento em ticket, que deve ser comprado antecipadamente. Na frente desses ônibus tem uma placa bem grande escrito: PREPAID ONLY.

Quanto a pontualidade é incrível como tudo funciona no horário. Nas paradas de ônibus, por exemplo, tem uma lista com os horários de cada ônibus: 8:03, 10:01 e os ônibus chegam exatamente no horário marcado, inclusive nos minutos. Com o metrô a mesma coisa, tudo com horário marcado e funcionando direitinho.

Já andamos aqui de taxi, ônibus, metrô e de balsa e podemos dizer que todos os transportes são ótimos, quase sempre vazios e super fáceis de utilizar. A balsa é o transporte que mais gostamos, a vista é incrível.

Abaixo alguns links de transporte urbano em Sydney:

Ônibus: http://www.sydneybuses.info

Metrô: http://www.cityrail.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário