domingo, 2 de agosto de 2009

Política Australiana

Falamos aqui da Câmera municipal, mas acho que faltou explicarmos como funciona a política australiana. A Austrália é Parlamentarista e o chefe de estado da Austrália é a rainha Elizabeth da Inglaterra, que é representada pelo Governador Geral australiano, nomeado por ela.

O Governador Geral deve escolher o primeiro-ministro se as eleições resultarem num parlamento onde nenhum partido consiga a maioria. Também é seu dever demitir um primeiro-ministro ou demais ministros. Os principais partidos politicos são: o partido de Coalisão (direita) e o Partido Trabalhista (esquerda).

A Austrália possui 30 Ministros, incluindo o Primeiro Ministro, o Tesoureiro e os outros 28 ministros que são responsáveis pelas demais áreas do governo como: Educação, Turismo, Saúde, etc.

Diariamente, Primeiro Ministro e demais membros do Ministério Australiano comparecem às sessões políticas que funcionam, praticamente como grandes debates. É na capital Canberra, que eles discutem as melhores medidas para o presente e futuro do país. Mas porque eles chamam debate? Porque todos os dias, assim como o Primeiro Ministro e os demais governantes comparecem, também comparecem os líderes da oposição. Eles estão lá, todo os dias, cobrando, auditando, analisando e discutindo as medidas e posturas adotadas pelo governo e o porquê de suas decisões. Os líderes de oposição são chamados de “Shadow ministers”, ou, ministros “sombra”, sendo realmente uma sombra na vida de cada governante.

Para os politicos deve ser um horror ter uma sombra perguntando, questionando e querendo saber os porques de tudo que eles decidem fazer. Mas, para a população, achamos que é uma boa porque sabem que sempre tem algum político procurando uma falha, erro, corrupção ou melhor caminho a ser seguido por aqueles que estão no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário