terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bali 2010





















Chegamos hoje de manhã em Sydney onde ficaremos por dois dias, depois de 10 dias em Bali, Indonésia.

Para a nossa alegria logo no aeroporto conseguimos perceber que muita coisa mudou para melhor, desde que viemos para cá, há 1 ano atrás…

Aquela zona da chegada no aeroporto está bem mais organizada, as ruas estão bem mais limpas, tem bem menos gente pedindo dinheiro nas esquinas, nosso restaurante favorito foi reformado sem perder a simplicidade, Uluwato ganhou um novo mirante e várias outras coisas bem legais aconteceram por aqui.

Mas mesmo assim, Bali continua a Bali de sempre…

O trânsito continua maluco com motos por toda a parte e os balineses continuam carregando a família inteira nas motos e quando falamos família inteira leia-se: pai, mãe e 3 filhos. As tiazinhas continuam gritando para oferecer massagem, pulseirinha e tudo que se pode imaginar. Os surfistas continuam percorrendo as praias atrás das ondas perfeitas e as mulheres dos surfistas continuam percorrendo todas as lojinhas, atrás de uma comprinha perfeita.

As crianças continuam nas ruas vendendo lembrancinhas de Bali e as mães com filhos no colo continuam a pedir dinheiro para os turistas. Os balineses continuam tocando na gente para comprimentar, vender, oferecer o que for, aqui eles gostam do contato físico e te tocar mesmo nas pessoas. Os pratinhos de oferendas continuam espalhados por toda a cidade e as cerimônias Hindus continuam acontecendo e parando a cidade a qualquer momento.

Os restaurantes continuam baratos, ainda é fácil comer muito bem, por menos de 10 dollares. As lojinhas de artesanato, roupa e sandálias continuam oferencendo lindas peças com preços muito bons, depois de muita negociação, que deixam qualquer um tonto. A gasolina ainda é vendida nas barracas de rua.

Os balineses continuam vestindo as árvores e também as estátuas, sendo muito gentis e educados, indo a praia de roupa no final da tarde. Os balineses continuam se arrumando muito bem, principalmente, nos dias que tem cerimônia.

Adoramos esse lugar exatamente como ele é. Esperamos que algumas coisas ainda melhorem por aqui, mas que Bali nunca perca a sua identidade e as características que fazem desse lugar um lugar único e especial, pelo menos para a gente.

2 comentários:

  1. Poxa, esta cada vez mais perto a partida de vocês, é amanhã! :(
    Acompanhei o blog todo, e para nós leitores também estamos em clima de despedida, porque tenho a sensação que também vivi tudo isso e que já estou íntima de todos esses lugares ... rsrs
    Boa viagem e que Deus abençõe vocês! :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora,
    Chegou a hora!!!!! Buáaaaaaa.....tá bem complicado!
    Muito obrigado por nos acompanhar e por todo o carinho.
    Ainda teremos blog por mais alguns dias e deu teremos que terminar com ele também. : (
    Um beijo grande.
    Clau e Rafa

    ResponderExcluir