quinta-feira, 18 de março de 2010

Shoes Off at the Door, please


Aqui na Austrália, algumas pessoas têm uma regra que, tanto a família como os visitantes devem tirar os sapatos ao entrar na casa. Essa regra também é bem conhecida em alguns lugares do EUA, Europa, Japão, China, Tailândia, Suécia e muitos outros países.

Para a gente que não tem esse hábito, muitas vezes, é bem estranho chegar na casa das pessoas e ter que tirar os sapatos e ficar descalso. Para os australianos isso é bem comum e parte da cultura deles.

A regra tem várias razões para existir: o chão e o tapete ficam mais limpos, evita que o piso de madeira arranhe e evita que as impurezas da rua entrem para dentro de casa.

Em muitas casas todos os sapatos da família se encontram na entrada e é lá que escolhem o que vão calçar. Algumas outras pessoas tem armários ou cestos grandes, no hall de entrada, onde colocam seu sapatos para ficar mais organizado. Quem guarda os sapatos dentro do armário, no quarto, tira na entrada e leva na mão até o quarto para evitar que suje a casa.

A Helena, nossa grande amiga que morou vários anos nos Estados Unidos, quando nos visitou em SP a primeira coisa que fez, ao entrar na nossa casa, foi tirar os sapatos e deixar ao lado da porta. Ela realmente adotou essa prática e independente de onde estiver, aplica.

Já a gente, confessamos a vocês que entendemos, respeitamos, tiramos quando necessário, mas não vamos adquirir esse hábito. E não é porque temos chulé ou meia furada, viu? Rsrsrs. Acho que o maior motivo para não levarmos isso para a nossa casa é porque gostamos de tudo bem organizadinho e dá um aspecto de bagunça os calçados na porta. E acreditamos que um bom capacho e uma boa vassoura, resolvem o problema. : )

2 comentários:

  1. Hahahaha, eu acho isso ótimo sabia? Inclusive costumo utilizar esta regrinha pra entrar no quarto, e o Marcio vive reclamando quando peço pra tirar o sapato no quarto...hahaha
    Mas querendo ou não, os sapatos trazem todo o lixinho invisível que trazemos da rua, e as bactérias vão transitando pelos tapetes, carpetes, pisos, enfim, por mais que tenhamos o hábito da faxina. Agora, para entrar na casa é pedir muito, realmente quem faz isso acaba pegando fama de chato, pq se fôssemos japoneses Ok, pq faz parte da cultura deles, mas não da nossa. Isso de tirar os sapatos pra entrar no quarto eu faço principalmente porque adoro andar descalça, antes e depois do banho e se todos pisarem lá com sapatos vou levar sujeira pra minha cama, o que não é nada legal.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. ahahahaha, Parace até que to vendo a cara do Márcio quando tu pede isso. beijos Clau

    ResponderExcluir