sexta-feira, 12 de março de 2010

The Global Peace Index 2009

Saiu essa semana o resultado do Índice Global de Paz do ano passado. O resultado comparado com os anos anteriores aponta um mundo um pouco mais violento. A boa notícia é que apesar do Brasil figurar no meio da tabela ele teve um crescimento em direção a paz, melhorando sua classificação em relação aos anos anteriores.

Esta é a terceira edição do Global Peace Index (GPI). Ela foi expandida para classificar 144 estados independentes e atualizado com os últimos dados disponíveis e informações de 2007-08. O índice é composto por 23 indicadores qualitativos e quantitativos a partir de fontes respeitadas, que combinam fatores internos e externos que vão desde o nível de uma nação de despesas militares para suas relações com os países vizinhos e o nível de respeito aos direitos humanos. Estes indicadores foram selecionados por um painel internacional de especialistas, incluindo professores universitários e dirigentes de instituições de paz.

Segundo os responsáveis pela pesquisa o conceito de paz é muito difícil de definir, a maneira mais simples que eles encontraram foi considerar em maior paz aquele lugar com menor ausência de Guerra e conflito. Aplicada às nações, isso sugeriria que aqueles que não estão envolvidos em conflitos violentos com os países vizinhos ou que sofrem guerras internas teria atingido um estado de paz. Isto é o que Johan Galtung definiu como uma "paz negativa" ou uma ausência de violência. O Global Peace Index é um primeiro passo nesta direção, uma medida de paz como a "ausência de violência", que visa determinar quais atributos culturais e instituições estão associadas a estados de paz.

Como resultado da pesquisa, os dez países mais seguros do mundo são: Nova Zelândia, Dinamarca, Noruega, Islândia, Áustria, Suécia, Japão, Canadá, Finlândia e Eslovênia. A Austrália ficou em 19º e o Brasil em 85º. Em 2008 o Brasil esteve em 90º.

Esperamos mesmo que as coisas melhorem não só para o Brasil, mas para todos os países que ainda sofrem com a forte violência. Muita paz !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário