sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vivendo em comunidade

Sabem aquelas novelas que um dos núcleos tem uma pensão, com sala de jantar, cozinha que todo mundo vai chegando, tem a turma da televisão, da varanda? É mais ou menos nesse clima que nós cinco vivemos.

Na nossa ignorância em relação a morar na Austrália, custos e dificuldades, imaginamos que seria barbada morar só nos dois. Um amigo nosso, Ricardo, que morou aqui por um ano chegou a nos dizer que era difícil alugar apto, que a maioria das pessoas morava com outras pessoas, etc. Confessamos agora que, na época, não demos a mínima bola para o que ele estava dizendo, nem nos passou pela cabeça o fato de não conseguir morar só nós dois. Chegando aqui vimos que ele tinha razão.

No início a adaptação foi bem complicada. Imagine morar com várias pessoas depois de ter morado só nos dois por 3 anos? Dividir o banheiro, a cozinha, a geladeira, as louças, máquina de lavar, separar as comidas, etc.

Ainda hoje, muitas vezes, é complicada a convivência principalmente porque as pessoas tem hábitos diferentes, jeitos de viver diferentes, manias diferentes, prioridades diferentes. Tivemos sorte de viver com pessoas que se respeitam, que tem bom senso, que tentam manter tudo organizado e limpo. Porque ouvimos cada história de flatmates que não se acertam, porque realmente é fácil.

Não vamos negar que muitas vezes sentimos falta de ter nosso canto, uma casa só nossa. Tem dias que sentimos mais e dias que sentimos menos, mas com certeza hoje hoje é bem mais tranquilo, nos acostumamos, pegamos o jeito. Muito exercício de tolerância, aceitar o outro como ele é, saber ceder, ter paciência, etc.

Já tivemos algumas conversas, poucos emails, um que outro bate-boca, poucas brigas, alguns pedidos de melhorias e assim todos foram se adaptando. Volta e meia acontece algum stress que vamos contornando da maneira mais calma possível. Na maioria das vezes simplesmente respiramos fundo e deixamos pra lá, não vale a pena e faz parte do pacote Experiências de viver na Austrália.

5 comentários:

  1. está vendo como é Viver no Big-Brother.
    mamadi

    ResponderExcluir
  2. Ahahaha. Exatamente. Domingo vai ter votação e tudo mais. Rsrs

    ResponderExcluir
  3. ai ai ai ... ops ..
    ainda bem que tenho imunidade!! hehe

    ResponderExcluir
  4. Aqui ainda não tem big fone...o nosso Big Brother é das antigas. rsrsrs, mas tem gente combinando voto que eu vi. : )

    ResponderExcluir