terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Black Saturday


Domingo passado, foi um dia de luto por aqui. Foi celebrado um ano do pior desastre natural de toda a história da Austrália, que aconteceu no Estado de Vitória, dia 07/02/2009. Além de um minuto de silêncio, em todos os lugares, ocorreram várias homenagens as vítimas.

Naquele sábado, as temperaturas passavam dos 46,4°C, os ventos eram superiores a 100 quilómetros por hora e a umidade relativa do ar era de 6%. Com calor intenso, seco e ventos fortes foi fácil iniciar o fogo. As chamas se espalharam muito rápido, destruíndo tudo que tinha pela frente.

Mais de 3200 pessoas entre bombeiros e voluntários trabalharam para acabar com o fogo que durou 7 horas, destruiu mais de 3500 casas, 78 municípios, milhares de áreas verdes, desalojou 7562 pessoas e matou 173 delas. Impressionante.

A perícia constatou (não perguntem como) que o fogo teve início a partir de um cigarro acesso jogado na mata. Ficou um pouco mais fácil de entender o trauma que todo o australiano tem de incêndio e o porque de tantas regras para tentar evitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário