domingo, 14 de fevereiro de 2010

Valentine's Day

O Valentine's Day é o Dia dos Namorados nos países da Europa, Eua, Canadá, Austrália e é comemorado no dia 14 de fevereiro, diferente do Brasil que é celebrado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio.

O Dia de São Valentim, teve a sua origem em um acontecimento ocorrido na segunda metade do século século III em Roma quando o então imperador Claudius II pelas dificuldades encontradas em recrutar novos soldados para as campanhas militares proibiu noivados e novos casamentos. Ele achava que os homens não queriam lutar por causa das mulheres. O bisco de Roma, Valentim, contrariando as ordens do imperador continuou casando os jovens apaixonados. Quando Claudius ficou sabendo disso mandou decapitar o bispo. Isso aconteceu no dia 14 de fevereiro de 446dc. Anos mais tarde a igreja católica santificou Valentim e foi criado o dia de São Valentim, dedicado aos namorados.

O costume de aproveitar esta data para dar presentes, teve início em 1840, quando Esther Holand começou a produzir, em grande quantidade, lembranças para comemorar o Valentine's Day. Este procedimento foi se alargando pelo mundo todo, com o apoio dos lojistas que viram na data uma boa oportunidade de negócio.

No Brasil o costume de aproveitar o dia dos namorados para vendas, teve início em 1949, quando o publicitário João Dória da Agência Standard Propaganda criou uma campanha para melhorar as vendas de Junho da loja Clipper, um mês que sempre foi bastante fraco para o comércio. Ele lançou o slogan "Não é só de beijos que se prova o amor". O sucesso foi imediato, e a Stardard ganhou o prêmio de agência do ano. A idéia estava lançada. Com o apoio de todos os comerciantes, institui-se no Brasil o 12 de Junho como o dia dos namorados e troca de presentes.

Para comemorarmos o Valentin’s Day nos demos de presente um final de semana em Jervis Bay. JB é uma praia ao norte de Sydney que tem a areia mais branca do mundo. O final de semana escolhido foi o primeiro de março. Estamos contando os dias… : )

2 comentários:

  1. Querida, aproveitem o dia dos namorados!!! Indiquei seu blog na minha postagem de hoje porque achei o texto do Valentine's Day bem bacana. Gosto desses toques culturais.
    Bjinhos
    Bibi

    ResponderExcluir
  2. Oi Bibi!!! Adorei o link com o blog! Valeu!! Vou colocar na comida Tai um link pro teu. ; ).
    Aproveitem o carnaval!!! Bjs Clau

    ResponderExcluir