segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Trabalho infantil

Essa semana o mundo todo (inclusive a Australia) divulgou horrorizado a escolha da nova rainha da bateria da Viradouro, Julia Lira, de apenas 7 anos. Ela é realmente bem novinha, só que vive Carnaval desde que nasceu, estará acompanhada dos pais e não vai ser nenhuma dificuldade para ela sambar durante 80 minutos. Com certeza ela deve estar bem feliz e se achando o máximo.

Ficamos nós horrorizados, quando chegamos na Austrália, e vimos crianças de 11, 12 anos trabalhando em Cafés, Mac Donald’s, Seven Eleven, etc. Podíamos imaginar isso na Índia ou em qualquer país de terceiro mundo, não aqui. Esses dias estivemos no Mac Donald’s do shopping e um dos lanches veio errado, conversamos com o menino e ele quase chorando foi trocar. Esse menino deveria estar brincando na rua ou estudando, não trabalhando em um lugar estressante como o Mac Donald’s.

Fizemos uma pesquisa na internet sobre o trabalho infantil, na Austrália e existem várias associações de defesas do trabalho infantil de olho no que acontece aqui e alguns artigos a respeito.

Pela lei australiana a idade minima varia de 14 anos a 16 anos, e é permitido trabalhar part-time entre 10 e 14hs por semana, dependendo do estado, com autorização dos pais.

Porém em uma pesquisa realizada, as crianças começam a trabalhar muito antes disso. Em NSW 56% das crianças começam a trabalhar com 12 anos. O trabalho mais popular é a de babá 21%, seguido de venda de alimentos e bebidas 10%, entrega de folhetos e jornais 7% e trabalho agrícola 6%. A remuneração da maioria é paga em dinheiro mas 12% são pagos com alimentos ou roupas e 10% não são pagos. Enquanto 16% ganham mais de AU$ 16,00/hora, 22% ganham entre AUS 6 e 8,00/ hora e 29% ganham AU$ 4,00/ hora ou menos.

Somos super a favor de um programa legal de primeiro emprego, a partir dos 14 anos. Sabemos que é importante para o desenvolvimento das crianças, pois cria responsabilidade, eles aprendem a cuidar do dinheiro, etc. Mas que isso não interfira na escola, no esporte, no tempo para estudar, ficar com a família, brincar e principalmente que não interfira na saúde física e mental deles.

A pergunta que queremos fazer é: porque o mundo todo não divulga o problema do trabalho infantil da Austrália? Pois aqui, apesar de ser um país desenvolvido, de primeiro mundo tem sérios problemas em relação ao trabalho infantil. Melhor divulgar em todos os jornais o problema da menina que vai desfilar no carnaval do Rio, país pobre, de terceiro mundo, que explora as crianças, etc. Mesmo papinho de sempre, às vezes cansa.

2 comentários:

  1. Oi Clau, esse post foi d+
    gostei muito mesmo!
    E verdade, a maioria do mundo desenvolvido só divulga o lado bom deles, enquanto os paises pobres são criticados por quase tudo!
    O pior é que os brasileiros acham assim:
    -Esse pais é uma b... esse terceiro mundo não vale nada. Nos EUA na ANZ e na Europa não existe nada disso.
    Mal sabe eles como o mundo é injusto, capitalista e como sempre diz o ditado "a corda rebenta sempre pro lado mais fraco"
    abraços! Adoro o blog.

    MARCO

    ResponderExcluir
  2. Oi Marco,
    É bem isso mesmo, tu tens toda a razão. Que bom que gosta do Blog e compartilhamos da mesma opinião.
    Nos encontramos por aqui. Boa semana pra ti. Abs Clau

    ResponderExcluir