quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Chinese New Year 2010







O povo Chinês inventou muitas coisas entre elas a astrologia. Na verdade, o Ano Novo lunar chinês é o registo cronológico mais longo da história, datado de 2600 ac.

O primeiro dia do Ano Novo Chinês é comemorado na segunda lua nova depois do solstício de inverno, que pode cair em qualquer dia entre o final de janeiro e meados de fevereiro, dependendo da lua. Os 12 animais são: Cão, Javali, Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco e Galo. Os cinco elementos são: fogo, terra, metal, água e madeira. De acordo com a astrologia chinesa o ano de 2010 é o Ano do Tigre Metal e começará dia 14 de fevereiro.

Um ano de Tigre metal é um ano da boa sorte com o dinheiro. O tigre é um símbolo de poder e da autoridade.

A Austrália, como boa anfritriã que é, comemora junto com seus imigrantes Chineses a chegada do Ano novo deles. Do dia 11 de fevereiro a 14 de março ocorrerão grandes festividades em comemoração ao Ano Novo Chinês.

Hoje estivemos em uma exposição na Customs House em Circular Quay que foi encomendada para chamar a atenção sobre o perigo da extinção dos tigres. Na parte de fora do prédio, convidando para a exposição, foram colocados dois grandes Tigres inspirados na arte chinesa de dobrar papel, que é conhecido em todo o mundo pelo seu nome japonês, origami. Cada animal tem 2.5m de altura por 7m de comprimento e pesam 150kg cada um. Eles são feitos de metal, lona e iluminados com leds.

A exposição foi desenhada pelo famoso escritório de arquitetura Laboratory for Visionary Architecture (Lava). A exposição é muito legal, exatamente como todos os projetos desses caras que são sensacionais. Não deixem de olhar o site para conhecer os outros projetos: http://www.l-a-v-a.net

Além da Austrália, nós também entramos no clima do Ano novo Chinês e fomos pesquisar sobre os nossos bichos. A Clau é Coelho e o Rafa é Galo. Quem nos conhece um pouco mais vai ver que os chineses até que entendem disso. Olhem abaixo sobre cada um de nós.

O Coelho é o mais delicado entre todos os 12 animais. Eles são amáveis e doces e pessoas populares. Ninguém os ignora, eles são bons e sabem fazer o melhor de si, sempre. Tem grande sensibilidade artística e bom gosto. Eles são os mais populares e amados por seus amigos e família, são conservadores e não gostam de mudanças. Os coelhos são criaturas muitos sentimentais, emocionais e vão facilmente as lágrimas. Românticas, doces, muito fieis, para as pessoas de Coelho nunca falta pretendentes. Afetuoso, sempre quer estar com aqueles que ama. Fiel e amoroso que é, o Coelho acha fácil viver uma vida inteira com uma mesma pessoa.

O Galo são pessoas muito atentas, exatas e precisas em suas observações. Talvez, dá para dizer que o Galo tem um forte "sexto-sentido". Não existem profundidades escondidas ao caráter do Galo: ele é muito franco e direto. Eles são sociáveis e gostam de receber atenção. Todos os galos gostam de comparar preços e cuidam muito bem de suas finanças. A principal virtude do caráter Galo é lealdade. Eles são sempre fiéis as suas promessas e palavra. Quando Galo amar e admirar alguém, eles vão pegar a lua apenas para fazer aquela pessoa feliz. Galos são sinceros, francos, abertos e honestos, mas um pouco brusco demais às vezes. Eles são profundamente dedicados e adoram um trabalho bem feito. Essas pessoas nascem organizadas, regradas e gostando de manter tudo limpo e em perfeitas condições. Suas coisas estão sempre em ordem, contas, documentos sistematicamente arquivadas. Galo vê o mundo como preto ou branco, eles amam ou odeiam à primeira vista.

O que vocês acharam dos nossos bichos? Achamos que é bem parecido com a gente. Rsrs.

Celebrem também o Novo Ano Chinês a partir do dia 14/02/2010. Mais uma oportunidade de começar o ano e colocar em prática as promessas.

Bjs e abraços, Clau e Rafa.

4 comentários:

  1. Sou galo tbem ... mas um pouquinho diferente .
    Adoro as coisas organizadas com certeza, mas tenho uma preguiiiiiica de organizar. saudades dos Brasil, qdo tinha quem fizesse isso por mim. No mais acho que as coisas batem. Com certeza ama ou odeia de primeira.
    bjkas
    Ci

    ResponderExcluir
  2. Oi Ci !
    Acho que outro galo da casa também gosta que façam por ele, mas como aqui não tem quem faça, acaba tendo que fazer por ele mesmo ou a coelha dele faz. Mas Deus o livre não ficar tudo em perfeitas condições. Rsrs
    Acho que o Ale é coelho, né?
    Achei que tudo é muito parecido, gostei !
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Ai. concordo, especialmente na sua descrição!
    beijocas

    ResponderExcluir
  4. sim , coelho tbem ... nao sabia disso --- bjkas
    ci

    ResponderExcluir