quarta-feira, 1 de julho de 2009

O valor do trabalho na Australia

Na maioria dos países desenvolvidos algumas profissões são super valorizadas e aqui na Austrália não é diferente.
Toda aquela mordomia que temos no Brasil: empregada, faxineira, babá, massagista, unhas, cabelos, etc...é caro e poucos tem acesso ou quando tem, não é toda a semana.

Para vocês terem uma idéia para fazer a mão custa AU$ 40, para uma babá ficar algumas poucas horas com o baby custa AU$ 100, para trabalhar limpando pode-se ganhar AU$ 200 por dia e assim por diante.

Esses dias fomos em um restaurante, pedimos no balcão, sentamos para comer e pedimos pratos e talheres. Nesse momento o garçom disse que para sentar e comer era mais caro do que o valor do balcão, que precisávamos pagar a diferença ou ir embora para comer em casa. Pedir na mesa suja mais pratos e dá muito mais trabalho.

Não pensem que essas profissões de serviço ou sub-empregos, como chamamos no Brasil, pagam melhor porque tudo é mais caro, pelo contrário, tudo aqui é mais barato ou do mesmo preço do que no Brasil. O que acontece aqui é que, todo o trabalho é igualmente valorizado e respeitado. Todos são iguais e podem ir a todos os lugares desfrutar dos mesmos programas sem descriminação.

Hoje, em especial, bateu aquela saudades das mordomias que tínhamos no Brasil: carro na garagem, unhas feitas pela manicure, roupa lavada e passada, casa bem limpinha pela faxineira e nada de panelas para lavar. Já, já passa e voltamos bem felizes para os trabalhos domésticos... ; )

7 comentários:

  1. welcome to my world! ;-)
    adorei!
    bjs, Otto

    ResponderExcluir
  2. adorei o post. super centrado. assim perdemos um pouco do nosso preconceito tb, allém de valorizar o trabalho de todo mundo.
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Aprendemos muito com os relatos, assim quem sabe um dia, qdo aí estivermos, não daremos fora... e se não formos, ja estamos informados !!

    Pois é... ainda bem que pra tudo que tem preço, tem Credicard !!!!!

    Só não tem preço a taça que o Corinthians ganhou ontem !!! Salve !!

    beijos da amiga (chata... só hoje) que torce por voces
    Magali

    ResponderExcluir
  4. Oi Magali !
    Adoramos a primeira parte do teu comentario, pq a segunda parte...tststs. : )
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ioneca !
    Exatamente isso...
    Precisamos aprender a valorizar a trabalho de todos e pagar o justo. E isso que acontece aqui e em varios paises do primeiro mundo, ne Otto ?
    bjs

    ResponderExcluir
  6. sim, valorizar o trabalho eh algo que falta no Brasil. Mas e para realizar o trabalho ai na Australia, de onde partir?
    Da pra conciliar facilmente trabalho com surf?

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcelo,
    Não é muito fácil começar a trabalhar, mas com alguns contatos, ajuda da agência e amigos devagar a coisa começa.
    Quanto a conciliar surf com trabalho, com certeza dá!!!
    abs Clau & Rafa

    ResponderExcluir