domingo, 9 de maio de 2010

Dia das mães


O Dia das mães é comemorado em diferentes dias no mundo todo, de acordo com as tradições de cada país.

Porém, o segundo Domingo de maio é a data mais tradicional e que mais países utilizam para celebrar as mães, incluíndo Brasil e Austrália.

Na Inglaterra a data foi alterada para se adequar as celebrações em homenagem a maternidade, já existente. Já na Grécia e comemoração acontece na celebração ortodoxa de Jesus no templo. Em alguns países católicos, foi mudada a data em virtude de datas importantes de religião, como o dia Virgem Maria, ou o aniversário da filha do profeta Maomé nos países islâmicos. Outros países alteraram a data, como a Bolívia, para a data de uma batalha onde certas mulheres participaram.

O dia das mães surgiu na Grécia antiga como forma de agradecer e presenter as mães pela sua dedicação e trabalho durante todos os dias do ano. O Domingo do dia das mães então seria uma “folga” para as atividades diárias.

O mundo hoje já mudou muito e poucas mães ainda se dedicam exclusivamente a casa e as filhos. Hoje em dia, a maioria das mães trabalham e se dedicam a outras atividades além da casa, do marido e dos filhos. O que permaneceu foi o dia, a tradição de sair para almoçar ou jantar fora e o sucesso comercial.

O Dia das Mães é hoje um dos dias de maior sucesso de vendas, só superado pelo Natal. De acordo com IBISWorld, os americanos, por exemplo, gastam aproximadamente U$ 2,6 bilhões em flores, U$ 1,5 milhões em presentes, mimos e tratamentos de spa e um outro U$ 650 mil em cartões.

Se tratando de almoçar fora é o dia que todos os restaurantes ficam lotados. Não faz sentido colocar a mãe para cozinhar no dia que é dela, certo? De acordo com a National Restaurant Association, o Dia das Mães é agora o dia mais popular do ano, para se comer fora no mundo todo.

Nunca fomos muitos fãs dessas datas comerciais e dessa loucura de presentes com data e hora marcada. Só que quando se fica muito longe de casa, com a saudades cada vez maior, esses dias acabam tendo um outro sentido.

Dá muita vontade de estar junto das nossas mães, enchendo elas de beijos, abraços e mimos, comemorando com um belo churrasco feito pelos nossos pais. Muito melhor que encarar um restaurante cheio, quebrando a tradição de sair para comer fora, que nas nossas casas nunca existiu.

As nossas mães,

Feliz Dia da Mães!!!! Vocês são maravilhosas e nos enchem de amor e força, sempre!!!! Obrigado por tudo!!! Amamos vcs muito!!!! Muita saudades...

As nossas tias e avós,

A vocês sempre estiveram muito presente nas nossas vidas e são muito especiais para a gente. Esse dia também é de vcs. Feliz Dia das Mães!!!

A Paula, Dani, Debbie, Lú, Cla, Gi, Adri, Rosane, Fabi, Suzi, Deya e Pati,

Feliz Dia das Mães gurias!!!!!Vcs são d+!!!

Beijos grandes em todas,

Clau&Rafa

2 comentários:

  1. Oi queridona !
    Obrigado pela lembrança. Fomos passar o Dia das Maes na praia .... só que choveu muuuuuito.
    Como o Luca não pode acompanhar o papi no surf negociamos um banho de chuva ...hehe. Já ficou feliz !
    Bjs, Dani.

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia....banho de chuva!!!!! O bom do inverno em SP é ir para a praia e pegar um calorzinho e sol. Foi uma das coisas que mais adorei, quando fui morar em SP. bjsss

    ResponderExcluir