segunda-feira, 10 de maio de 2010

The Blue Mountains
















Com nossas mães longe daqui, aproveitamos o Domingo de Dia das Mães para fazer um passeio diferente, fomos visitar a Blue Mountains. Achamos que seria um bom dia para não pegarmos muito movimento e conseguirmos aproveitar bem o lugar. Acertamos! O dia estava lindo, a temperatura ótima e tinha bem pouca gente.

The Blue Mountains ou as Montanhas Azuis é uma região montanhosa super famosa aqui na Austrália que fica somente 120 Km de distância de Sydney na cidade de Katoomba.

A área consiste principalmente de plantôs de arenito cortados por desfiladeiros de até 760 metros de profundidade, sendo o ponto mais alto a 1190 metros acima do nível do mar.

A Grande Área da Blue Mountains foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 29 de novembro de 2000.

Quando os europeus chegaram à Austrália, as Blue Mountains já tinham sido habitada há vários milênios. Prova disso pode ser encontrado em muitos lugares. Nas mãos marcadas na Red Cave, as paredes contêm mãos de adultos e crianças. Há também imagens esculpidas de pegadas de animais em uma caverna. O local é conhecido como Tabuleiros dos Reis Aborígenes e data de 22.000 anos/ac. Porém, foram os europeus que deram o nome de Montanha Azul, pelo tom azulado que ela tem.

Além da vista linda existem algumas atividades imperdíveis como o mirante chamado Echo Point onde é possível ver a formação Three Sisters, que são 3 pináculos de rochas, cada uma com um nome: Meehni, Wimlah e Gunnedoo.

As três irmãs formaram-se através de erosões, pois são formadas por Sandstone (uma pedra típica daqui de Sydney, meio arenosa, facilmente modificada com os ventos), por causa disso uma das irmãs já está bem menor e a tendência é que desapareça um dia.

Existe uma lenda aborígene que conta que essas rochas foram um dia irmãs humanas, que se apaixonaram por três homens de uma tribo vizinha. No entanto, naquela época, não podia casar com pessoas de outras tribos. As lutas começaram e um bruxo acabou transformando as irmãs em pedras para protegê-las. Porém, ele morreu em uma das batalhas e não havia outra pessoa que pudesse reverter a bruxaria. E lá elas ficaram até hoje.

É possível chegar bem pertinho das Três Sisters através de uma caminhada de 15 minutos e uma descida de alguns degraus. O caminho é meio complicado, mas vale muito a pena. A vista é incrível e a gente pode tocar em uma das irmãs, emocionante.

Outro lugar que visitamos foi o Parque Scenic World. É um parque no meio da floresta, com dois bondinhos, estilo os que tem no Pão de Açúcar que passam no meio da floresta e fazem a travessia entre as montanhas. É muito alto!!! Tem também um trenzinho que tem a descida mais íngreme do mundo. Muito legal também!!!

De Sydney é bem fácil chegar na Blue Mountain, existe uma linha de trem direto para lá, excursões que saem da City e uma estrada bem boa, para quem quer ir de carro. O passeio vale muito a pena e a melhor época para visitação é primavera e outono. No verão faz bastante calor e tem as moscas e no inverno faz bastante frio e tem muita serração que prejudica a visão.


5 comentários:

  1. Que lugar lindo!!! Que fotos incríveis! Adorei.
    Vocês já receberam nosso convite aí?
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Oioi Clau e Rafa!!!

    Lugar maravilhoso heim!!

    É ai que fica a estação de esqui??

    Bjss

    Thay e Thi

    ResponderExcluir
  3. Oi Bibi,
    O lugar é realmente lindo!!!
    Não recebemos o convite ainda...mas deve ta chegando. Hoje falta exatos 1 mês!!! Que emoção hein?! Queríamos estar aí com vcs para festajar esse momento tão especial. De coração estaremos...
    Parabéns pelo Blog, com novo parceiro agora. Mto legal!!!
    Bjs grandes Clau

    ResponderExcluir
  4. Oi Thay e Thi,
    O lugar é maravilhoso mesmo e esta na
    lista dos lugares mais lindos do mundo merecidamente.
    Apesar de fazer bastante frio no inverno, não é lá que ficam as estações de esqui.
    São dois lugares que da para esquiar aqui, no Estado de Vitoria e em NSW, onde fomos ano passado. Da uma olhada no Blog Parada para esquiar. Se vcs gostam ano que vem tem que ir!!!
    Bjs Clau & Rafa

    ResponderExcluir