domingo, 31 de janeiro de 2010

Sydney Markets



Sydney Markets é o maior Mercado de frutas frescas, vegetais, legumes e flores da Austrália e um dos maiores do mundo. Ele atende principalmente aos compradores profissionais de supermercados, restaurantes, quitandas, exportadores e processadores de alimentos. São mais de 700 empresas que vendem os produtos dos mais de 20.000 produtores locais e inter-estaduais.

O Mercado começou em 1788, com um produtor vendendo suas frutas e verduras. Nesses mais de 300 anos ele se transformou em um complexo de 42 hectares, mas mantem sua característica original, pois é o único Mercado da Austrália, de hortifruti, que ainda permite o acesso ao público em geral.

Os números do Mercado impressionam. São aproximadamente 2.500.000 toneladas de frutas, vegetais frescos, flores, etc. vendidos anualmente ao valor de AU$ 3,0 bilhões. Mais de 1.500 comerciantes trabalham no Mercado e cerca de 140.000 clientes são atendidos a cada semana.

O Mercado também faz tours guiados para turistas, grupos de estudo, envolvidos em horticultura, tecnologia de alimentos, floricultura, economia, indústrias alimentares e interessados em conhecer mais profundamente o seu funcionamento.

Os Tours são de 1h de duração e funcionam de segunda a sexta-feira durante todo o ano (menos em feriados), começando 5h30, 6h30, 7h30 e 8h30. Eles recomendam que comece no máximo até 7h30, para ver os mercado em plena atividade. O custo do tour é AU$24,00 por pessoa.

O Mercado fica depois dos Outlets da Parramatta Rd, perto Homebush Bay e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sendo o horário para público das 6hs ao meio dia.

Existe uma filial do Mercado, o Haymarket, que fica na City perto de Darling Harbour e Chinatown. Lá é bem menor, mas de 1914 até 1993 foi onde o Mercado principal funcionou. Depois de 1993 foi contruído o grande complexo de Flemington e o Haymarket continuou, porém com menos força. Estivemos no Haymarket, no primeiro mês de Austrália (Blog 5, Chinatown). Por sinal, o Blog melhorou muito de lá para cá, olhem lá a diferença. Rsrs. : )

5 comentários:

  1. Muito bom o texto redatora chefe, ahahahah, cada dia melhor, bjs

    ResponderExcluir
  2. melhorou mesmo. eu que cheguei agora ja notei que o texto ficou mais limpo.

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, tudo bem?
    Adoro quando você posta sobre a culinária local. Leio cada palavrinha com muita atenção. Poste mais vezes sobre este tema!!!
    Espero que esteja tudo bem por aí. Saudades,
    Bjinhos
    Bibi

    ResponderExcluir
  4. Valeu tias Ana e Ce !!! A gente vai melhorando né ?! que bom. Saudades, bjs. Clau&Rafa

    ResponderExcluir
  5. Oi Bibi !
    Tudo bem sim, e vcs ?? Saudades. Tenho visto o teu blog, ele tá cada dia melhor. Parabéns ! Vamos dar uma olhada sobre a culinária local e postar mais sobre esse tema. beijos Clau

    ResponderExcluir