quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Melbourne
















Melbourne é a capital do estado de Victoria e a segunda maior cidade da Austrália com aproximadamente 4 milhões de Melbournianos. Está localizada na grande baía natural de Port Phillip e foi fundada em 1835 (47 anos após a colonização européia da Austrália).

Durante a grande corrida do ouro da década de 1850, Melbourne foi transformada em uma das maiores e mais ricas cidades do mundo. Hoje, é um grande centro de artes, comércio, educação, entretenimento, esporte e turismo. Considerada a capital cultural da Austrália.

É também em Melbourne que estão os edifícios mais elaborados de arquitetura Vitoriana do país, assim como vários bons exemplos de arquitetura moderna e contemporânea da Austrália. É lá que fica o Teatro BMW Edge, a Federation Square, a Mônaco House, a Southern Cross Station, entre tantos outros edifícios bacanas.

O Centro cultural da Federation Square fica em uma área de 44000 m2 que foi inaugurada em 2004 com a finalidade de trazer para a cidade um espaço de encontro, shows, atividades culturais que não existia antes. O Projeto reúne vários edifícios com geometrias diferentes mas que tem uma coerência visual, formando um belo conjunto.

Conhecemos Melbourne em um dia de verão que chegou aos 36º. Quase torramos andando pelo sol, mas valeu muito a pena. A cidade é realmente linda, charmosa e monumental. Arquitetura nota 10. Tem muita gente que prefere Melbourne a Sydney, mas não foi nosso caso. Adoramos Melbourne, mas a nossa cidade preferida na Austrália ainda é Sydney.

3 comentários:

  1. Linda, que cidade encantadora mesmo. Super referências!
    beijocas e passem protetor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ioneca!
    Encantadora mesmo...tu ia adorar.
    Impossivel sem protetor solar no sol que faz aqui, é de torrar.
    Saudades. Bjs Clau

    ResponderExcluir