segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Doze Apóstolos















A parte mais imponente da Great Ocean Road é a area de Port Campbell ou mais conhecido como Doze apóstolos, Loch Ard Gorge, London Bridge ou London Arch. Nesse lugar existem formações rochosas de arenito e calcário natural que foram criados pela erosão das ondas e da chuva.

Doze Apóstolos, é um conjunto de calcário ao longo da costa de Port Campbell, que pode ser visto pela Great Ocean Road. A proximidade, de uma pedra com a outra, e o tamanho delas que chegam a 50m de altura, fazem com que o local seja tão popular.

Originalmente, o local era chamado de porca e leitões. O nome foi mudado para o nome bíblico de Doze Apóstolos, em 1950, com a idéia de atrair mais turistas. Apesar do nome, nunca houveram doze pedras visíveis em qualquer lugar.

No início de 2000 foi construído um bom acesso para à área de visualização com um centro de informações para receber os visitantes e um grande estacionamento. Passeios de Helicóptero também estão disponíveis nesse local, com custo de AU$ 90 a AU$ 250/pessoa dependendo do tempo e distância.

Cada Apóstolo foi formado pela erosão, e são todos diferentes nas alturas e espessuras. O número vem diminuído ao longo dos anos já que a taxa de erosão na base é de aproximadamente 2cm por ano. Em 2005 um Apóstolo de 50m de altura desmoronou e em 2009 também houve um outro desmoronamento que inicialmente foi divulgado como um dos Apóstolos, mas que mais tarde foi revelado que era uma das Três irmãs.

Outras formações rochosas bem conhecidas em Port Campbell são o London Arch e Loch Ard Gorge.

O local porém tem um problema que não podemos deixar de falar: as moscas. É tanta mosca que mal dá para apreciar o lugar. Elas grudam nas pessoas, nas roupas, em tudo. Realmente muito chato pois não é possível ficar lá mais que 10 min. É uma pena que o governo australiano não faça nada para melhor isso.

Porém, mesmo com as moscas, vale muito a pena ir até lá (com bastante repelente) pois as formações rochosas são realmente lindas, um espetáculo da natureza. Show!!!

4 comentários:

  1. Que lugar bonito né? pena que não deu para aproveitar o verão. bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ce !
    É lindo mesmo e deu para aproveitar bem o verão, só que de uma maneira diferente, mas não menos legal.
    O clima e os costumes são diferentes e aproveitamos muito.
    beijos Clau

    ResponderExcluir
  3. Ah mas aquele verão de lagartear no sol, não tem preço!!!!! rsrsrs bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah é...o bom é praia bem cheia, um monte de ambulante, um monte de protetor solar, 42 graus...rsrsrs.
    Pegamos Praia em Torquay e aqui em Bondi, mas vamos viajar para outras praias ainda nesse verão para aproveitar mais um pouquinho. Quase nem estamos aproveitando, né?! Rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir