terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Australia Day



Todo dia 26 de Janeiro, desde 1808, a Austrália comemora o Australia Day. Essa comemoração é em virtude da proclamação da soberania britânica sobre a Austrália, com a chegada da primeira frota em Sydney em 1788, quando foi hasteada a primeira bandeira inglesa, por aqui.

O Australia Day é um feriado público onde os australianos comemoram muito: pintam a cara, hasteam bandeiras em casa e nos carros, se vestem de azul, vermelho e branco e fazem a maior festa. Tudo que eles tem de Australia eles usam nesse dia. Existem comemorações em vários locais e fogos de artifício em Darling Harbour, no encerramento das comemorações.

Porém, não são todos os australianos que fazem festa. O dia da Austrália é visto como polêmico por alguns e sempre acontecem vários protestos. Muitos acham que o dia da Austrália não deve ser celebrado pois segundo essas pessoas é o dia do início da destruição da cultura indígena pelo colonialismo britânico.

2 comentários:

  1. Olá, meu nome é Patrícia moro em SP e passando férias em MG meu primo me indicou o post de vocês.Eu gostei muito, além de vcs manterem contato com sua famíla tambem orientam pessoas que querem saber mais sobre o pais. Sou Biomédica e estava apenas pensando na possibilidade de tentar o skilled migration, isso é claro se eu ver que vale realmente a pena. Eu tenho duvidas "fácies de serem respondidas" sobre isso, espero que vcs como blogueiros e morando ai possam me esclarecer.Como o australiano convive com o imgrante ?
    Li que o governo australiano vai dificultar esse visto, devido a grande chegada de imigrantes no pais, é a população que mais cresce do mundo desenvolvido, e que em 2050 a população vai ser de 40 milhões. Vcs sabem algo sobre isso? Se continuar essa imigração acelerada a Australia pode ter uma queda na qualidade de vida que tem hoje?

    Bom adorei o blog muita sorte, paz e amor pra vcs ai. valeu ler seus posts.bjsssss...paty

    ResponderExcluir
  2. Oi Patricia,
    Que bom que gostou do Blog, ficamos muito felizes de poder ajudar e levar um pouco da Austrália para quem quer se informar sobre o país.
    Vamos as tuas dúvidas...
    Os Australianos são super abertos aos imigrantes, precisam deles para se manter, estão super acostumados e convivem super bem com "gente como a gente" ou seja imigrantes. Já estive em outros países da Europa ou nos EUA e nem se compara a maneira como somos tratados aqui. Ninguém te olha feio se falou alguma coisa errada, ajudam e são super receptivos.
    Porém, o governo está começando a temer essa "invasão estrangeira" e onde isso vai parar. Ontem mesmo estávamos vendo uma reportagem na TV que praticamente metade da Austrália é composta por estrangeiros, principalmente Ingleses, Indianos e Chineses e isso eles não estão achando nada bom esse crescimento acelerado.
    O tempo da barbada já passou e daqui para frente eles vão dificultar o que puderem para vistos do tipo skilled migration, residência, etc. Para vir e estudar ou visitar eles continuam super abertos, pq é dinheiro que entra para o país. Para ter uma idéia só em 2012 eles vão começar a olhar de novo os vistos permanentes.
    Mas eu acho que só ficou mais difícil, não impossível. Dá uma olhada nesse site com o passo-a-passo para Skilled Migration.
    http://informationplanet.com.au/NewsEventsandOffers/articles.aspx?Article=389
    Nos encontramos por aqui. Se tiver mais dúvidas é só deixar um comentário que assim que possível a gente responde. Espero ter ajudado.
    Boa sorte e tudo de bom !
    bjs Clau

    ResponderExcluir