A Grande Barreira de Corais é o maior recife de coral do mundo com extenção de 2300Km, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland e é Patrimônio da Humanidade.
Whitsundays é um dos pontos de partida para conhecer a Barreira de Corais, o outro lugar é Cairs, que fica 160Km daqui.
A Grande Barreira de Coral é composta por cerca de 2900 recifes e 300 atóis de coral. Na barreira vivem em torno de 1500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, 5000 a 8000 espécies de moluscos, e mais um monte de outras espécies marinhas.
A área toda é preservada porque o risco dela desaparecer é enorme, por causa da poluição marinha e pelo aquecimento Global. Aqui em Whitsundays existe uma empresa que tem a conceção do Governo para explorar e com eles que compramos o passeio de barco.
Saímos bem cedinho, 7h30 da manhã, em direção a Grande Barreira e infelizmente já conseguimos perceber o que já está acontecendo por lá. O processo de branqueamento, que é perda de pigmentos está evidente. Mal se vê alguns corais coloridos, mas mesmo assim o passeio é muito bonito e vale a pena.
O barco vai até uma base construída por essa empresa que é super completa. Tem área para mergulho, submarino, barcos com fundo de vidro para vermos os corais (onde tiramos as fotos), banheiros, etc. É bem interessante a maneira que eles exploram e só pode um barco por dia nesse lugar.
Outra questão interessante é que quase nunca os corais ficam para fora da água, isso acontece raríssimas vezes ao ano e isso também provoca a morte deles pelo aquecimento do sol, então é melhor que não aconteça. Mas por causa disso, aquele visual áereo que se pode ver os desenhos dos recifes, só de helicóptero. A foto aérea foi tirada no dia que fizemos o passeio, mas a gente do barco não consegue ver e pela foto parece que os corais estão para fora, de tão clara que a água é.