Desde que confirmamos nosso retorno para o Brasil, constantemente temos que responder algumas perguntas sobre que aconteceu, o porque de voltarmos, etc.
Achamos importante esclarecer para todos que não aconteceu nada por aqui e que também não existe nenhum problema lá, só estamos voltando porque isso sempre foi parte do nosso Projeto.
Desde que decidimos vir para a Austrália, em janeiro de 2009, planejamos vir e voltar. E felizmente ocorreu tudo como imaginávamos e agora estamos na etapa de retorno.
Sabemos que isso causa estranheza por aqui, já que nossas profissões são muito bem vindas na Austrália, principalmente Arquitetura. Com um bom investimento no inglês, conseguiríamos ficar por aqui e em breve aplicar para Residência, algo altamente almejado por muitas pessoas.
Mas não queremos isso…estranho? Não para nós e para quem nos conhece mais profundamente. Sempre vivemos muito bem no Brasil, com bons empregos, conforto, perto da nossa família e do nossos amigos.
Não precisamos ficar na Austrália para ter uma boa qualidade de vida. Temos uma ótima qualidade de vida no Brasil. Talvez para a gente o conceito de qualidade de vida seja um pouco diferente de quem dá a vida para conseguir uma cidadania australiana.
Para a gente qualidade de vida é poder estar com a nossos pais, nossas irmãs, tias, primas, avós, é comer um churrasco feito pelos nossos pais no Domingo e uma lasanha feita pelas nossas mães no Sábado. É ver nossa sobrinha tocar guitarra, encher ela de beijos e ser chamado de tia(o), é ver nosso afilhado crescer perto da gente, é poder no futuro ver nossos filhos crescerem junto da nossa família, é encontrar com os amigos que nos conhecem profundamente para jogar conversa fora ou para falar sério, é trabalhar na nossa área com respeito, é falar português, viajar todo ano, poder jantar fora e ir no shopping a noite, pois estará aberto e por ai vai…
Só que cada um tem uma história de vida diferente, pensa diferente, cada pessoa é única e faz suas escolhas de acordo com o que é melhor para elas. Por isso, respeitamos e entendemos quem escolhe a Austrália ou qualquer outro lugar do mundo como morada definitiva. Também entendemos os brasileiros que estão no Brasil e que sonham em morar fora do país um dia.
Porém, não somos os únicos, muitos brasileiros pensam como a gente e depois de morar fora retornam para retomar a vida no Brasil. Fácil? Com certeza não. Sabemos que sentiremos falta de várias coisas que tem aqui, que não tem lá.
Porém, para a gente, a realidade é uma só: não tem nada aqui que compense a falta de convívio com as pessoas que amamos, que seja superior a qualidade de vida que temos no Brasil e que nos faça mudar nossos planos que, sempre foram, ficar na Austrália por 1 ano.