Os ataques de tubarão estão aumentando na Austrália, segundo uma nova pesquisa apresentada. Desde que chegamos aqui já vimos várias vezes na TV o aparecimento de tubarões nas praias e o cancelamento de alguns eventos ou fechamento das praias.
Os EUA estão no topo do mundo, com 28 ataques no ano passado, seguido por 20 na Austrália e 6 na África do Sul. Outros ataques ocorreram no Egito, Equador, Indonésia, Moçambique, Nova Caledónia e Vietnã.
Cinco pessoas morreram de mordida de tubarão no ano passado, em comparação com quatro em 2008, segundo relatório da Universidade da Flórida, divulgado na última segunda-feira.
Ataques na Austrália, subiram. A Austrália teve 20 ataques no ano passado, em comparação com 12 em 2008 e 13 em 2007.
O relatório também apontou que menos pessoas morreram de ataques de tubarão, que hoje os ataques são bem menos graves do que um século atrás, quando 60% dos ataques de tubarão eram mortais.
Apenas 7 por cento dos ataques registrados entre 2000 e 2010 foram mortais, provavelmente por causa dos avanços na medicina de emergência e também pelas redes que existem, principalmente, na Austrália.
Na praia de Bondi existe rede (como mostra a ilustração acima) e poucas vezes os tubarões conseguiram passar por ela, sendo acionado o alarme para as pessoas saírem da água, como mostra esse video: http://www.youtube.com/watch?v=bNpGrjGTEPE
Especialistas em tubarões ensinam como evitar um ataque:
- Não nadar em locais conhecidos tubarão;
- Não nadar em água suja;
- Não nadar com animais de estimação;
- Não nadar ao entardecer ou à noite;
- Não nadar perto das pessoas pescando;
- Não nadar com feridas sangrando;
- Não usar jóias ou roupas reflectoras;
- Sair da água, se os peixes começarem a se comportar de forma irregular.
Ai,ai,ai ... crocodilo já basta, né ?
ResponderExcluirBeijos, Dani.
Oi amiga,
ResponderExcluirÉ verdade...
Ta fazendo 3 anos da nossa super trip para a Costa Rica. Luca na barriga e os guris no mar com croco. rsrs. Saudades, tava muito bom!
Precisamos agendar mais uma com o Luca agora aproveitando com a gente. : )
bjs