Aqui na Austrália para os motoristas conseguirem a carteira definitiva de habilitação o processo é bem mais longo que no Brasil.
Primeiro após fazerem várias aulas de Auto Escola, os futuros motoristas se submetem ao 1º teste: Driver Knowledge Test.
Depois de passar nesse teste recebem a autorização provisória e precisam dirigir com uma placa no carro com a letra L (Learn) que significa que estão em período de aprendizado. O learn deve dirigir sempre acompanhado de outro motorista com carteira definitiva.
Depois de 12 meses usando a placa L podem se submeter ao 2º teste: The Driving Test onde recebem a placa P1 (provisional) de provisório.
Depois de 24 meses precisam fazer novo teste: Hazard Perception Test para então receber a placa P2.
Depois de 24 meses usando a placa P2 fazem o último teste: Driver Qualification Test para receber a Full Licence e não precisar mais dirigir com plaquinha nenhuma. Isso acontece normalmente aos 21 anos, pois aos 16 anos já podem iniciar toda a função testes + plaquinhas.
É bem legal esse tempo de amadurecimento até a carteira definitiva e também com a identificação todos conseguem ver o nível que se encontra o motorista. Acreditamos que esse seja um dos motivos de o trânsito funcionar tão bem, ter tão poucos acidentes e os pedestres serem tão respeitados, além claro, da super educação que recebem.
Os turistas e estudantes brasileiros podem dirigir aqui com a carteira brasileira válida, tendo junto a tradução feita pelo departamento de trânsito da Austrália.
Poxa bem legal essa informação!!!
ResponderExcluirGosto muito de saber coisas do mundo...rs
Que isso sirva de exemplo para outros paises como Brasil por exemplo...
Abraços!!!
e que tipo de trabalhos conseguimos ai na Australia, para iniciar a estadia? estou querendo ir pos temporada de verao do Brasil e conseguir algo, para posteriormente ter um visto definitivo (ou buscar um definitivo antes de viajar).
ResponderExcluir