terça-feira, 31 de agosto de 2010

Batu Caves e mini-tour














Fizemos um passeio hoje que começou por uma das maiores fábricas de estanho do mundo. Em seguida vimos como o Batik, tecido tingido típico da Malásia, é produzido artesanalmente e por fim conhecemos a Batu Caves e os famosos templos Hindus.

A Batu Caves é composta de três cavernas maiores e várias menores. É um dos santuários mais populares Hindu fora da Índia, dedicado ao Senhor Muruga. Existe uma grande escada de 272 degraus que leva até a caverna principal do templo e uma estátua de Moruga que levou 3 anos para ser construída e é, a mais alta estátua de Muruga do mundo. Outra caverna, chamada caverna museu, é cheia de imagens de divindades e murais representando cenas da Bíblia Hindu.

Ontem, inexplicavelmente, os fogos em comemoração a Independência da Malásia, que aconteceriam nas Petronas, foram cancelados. Estava tudo montado, estavámos sentados aguardando e de repente todos foram avisados que não teria mais fogos. Até agora não sabemos o motivo, não anunciaram nada nos jornais, internet e para quem perguntamos as respostas são desconversadas. Não dá para acreditar que eles conseguiram esconder o motivo dessa forma. Mistério total...

Não sabemos se os malasianos sabem o motivo e não querem contar ou o motivo ficou só entre a cúpula maior do país. Deve ter sido algo bem grave porque eles organizam essa festa durante dias. Imagina se os fogos do RJ são cancelados 15 min antes, sem explicação? Tststs. Ficamos chocados com tamanho silêncio e falta de informação.

Amanhã, aeroporto de novo. Próxima parada: Singapura. Falamos de lá, bjs e abs Clau&Rafa.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Kuala Lumpur






















A capital da Malásia é Kuala Lumpur e seus quase 30 milhões de habitantes são incrívelmente patriotas, têm bandeira da Malásia por todos os lugares e é fácil de entender o porquê de tanto orgulho.

Kuala Lumpur é uma cidade moderna, monumental, com largas avenidas, lindos Parques, ornamentadas Mesquitas, notáveis Projetos de Arquitetura, entre eles e o maior e melhor de todos: As Petronas Towers.

Por onde se anda é possível ver novas construções e também o quanto eles conservam a sua história. Os prédios antigos, como o Central Market, que tem mais de 120 anos, o Prédio do Parlamento, entre tantos outros estão super bem conservados e a noite ficam lindamente iluminados.

Conhecemos hoje a National Mosque que é a maior mesquita da Ásia e pudemos sentir na pele como as mulheres vivem por aqui, com aquelas roupas longas e lenços na cabeça.

Kuala Lumpur encanta, é impressionante a beleza da capital de um país tão jovem que só conquistou sua independência em 31 de agosto de 1957. Amanhã é o dia da independência, mas as comemorações já começam hoje, com fogos de artifício nas Petronas Towers a meia-noite.

Parabéns a Malásia pelos seus 53 anos, comemorem muito porque vocês merecem!!!

Petronas Towers




















Petronas é a maior empresa da Malásia que fatura bilhões de dollares a cada ano com petróleo, lubrificantes, óleo e vários outros produtos e investimentos.

Em 1994 a empresa resolveu fazer uma nova sede, mas não uma sede normal. Eles quiseram fazer algo que mostrasse para o mundo a potência da Malásia e da Empresa, traduzida em tecnologia e modernidade. Eles conseguiram isso e muito mais…

Em 1998 foi inaugurada as Petronas Towers que revolucionou a arquitetura mundial e tornou Kuala Lumpur mundialmente conhecida. Depois do nascimento das Petronas nada mais foi igual por aqui. O turismo da cidade gira em torno das Torres e não têm como ser diferente.

As Petronas Towers são duas torres de mais de 400m de altura que durante 7 anos lideraram o ranking dos Prédios mais altos do mundo, hoje elas estão em sexto lugar. São lindas de dia e a noite.

Conseguimos visitar as Torres por dentro, depois de acordar bem cedo e ficar 1h na fila para conseguir um ticket. Valeu a pena!!!

O ticket além de permitir o acesso a passarela, que liga as duas Torres, dá direito a assistir um video e conhecer um pouco mais sobre esse Mega-Projeto desde a escolha do terreno, plantas arquitetônicas, maquete, funcionamento dos para-ráios, tensões, fundações, testes que foram feitos, etc.

Quando chegamos lá em cima ficamos ainda mais impressionados com a altura e beleza. Incrível!!!