segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Horário de funcionamento


Ainda não conseguimos nos acostumar com os horários de funcionamento das Lojas, dos Shoppings e dos Supermercados, da Austrália.

Sydney é uma cidade grande com hábitos de cidade pequena. O comércio funciona das 9hs às 17hs, exceto nas quintas-feiras que o Shopping funciona até as 21hs e no final de semana que os Supermercados ficam abertos até meia noite.

Para quem gosta de levantar tarde, como nós, é realmente complicado se organizar com esse horário, sobra pouco tempo. Sabemos que é super justo porque assim todas as pessoas vão cedo para casa, que não precisam ficar até tarde, etc.

Outra coisa que acontece aqui que lembra muito cidade do interior é as lojas colocarem plaquinha na porta do tipo: "fui almoçar retorno às 14h30" ou "já volto" e isso acontece nas lojas de grandes Shoppings não só nas de rua. Como só tem um funcionário não estão nem ai de fazerem um intervalo para almoçar, lanchar ou ir ao banco, sabem que os clientes voltarão e se não voltarem tudo bem. No stress.

Sabemos que isso é bom para a qualidade de vida das pessoas, mas ainda é bem estranho, para quem viveu em São Paulo, todo mundo bem louco, trânsito, tudo aberto até tarde. Acreditem muitas vezes dá saudades daquela correria toda. : )

domingo, 30 de agosto de 2009

O dia que...



...ficamos todos presos do lado de fora da casa do Sadal, na sacada, de 2m x 4m.

Hoje, era para ser um Domingo qualquer de sol, tranquilo, churrasco com os amigos, se não fosse por esse fato muito engraçado que aconteceu com a gente.

Estávamos todos na sacada conversa para cá, conversa para lá, comendo picanha até que o Sadal falou: " Vou buscar uma Coca Cola " e então percebemos que todos nós havíamos ficado presos do lado de fora da sacada, porque, ela só abre por dentro e alguém sem querer encostou a porta de vidro por fora.

Ainda bem que o Guto estava com o celular porque conseguimos ligar para o Ale, que ligou para a Cinthia, que ligou para a Paula que foi até a quadra de Tennis onde estava a Luise, que mora com o Sadal, pegou a chave de casa e conseguiu nos resgatar. : )

Ficamos em torno de 45 min rindo e falando muita bobagem, até que ela chegou. Foi realmente um domingo diferente e muito inusitado.

sábado, 29 de agosto de 2009

Golf


Do lado de casa tem um campo de Golf público e outro para associados, chamado Royal Sydney. Dá para ver no mapa do Blog anterior.

Na Austrália o Golf é tão popular quanto o Cricket, Futebol e Natação. Deve ter no mínimo uns 50 grandes campos, só em Sydney e muitos praticantes. Praticamente, cada bairro tem um campo.

O aberto da Austrália acontecerá em dezembro, com AU$ 4.5 milhões em prêmios e a participação de vários jogadores australianos como Robert Allenby. Porém, o grande favorito é o jogador americano, Tiger Woods, de quem eles são super fãs. Toda hora, ele aparece nos jornais e em programas de televisão da Austrália.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Bellevue Hill




Estamos morando agora em Bellevue Hill. Um bairro ao lado de Bondi, super arborizado, com muitas casas e alguns prédios que não passam de 3 andares.

Nossa prédio é o cinza. Ele têm 6 apartamentos e o nosso é térreo, então, parece que estamos morando em uma casa. Como aqui não tem perigo de assalto não tem portão alto e grades, como no Brasil. Porém, cuidamos igual, porque apesar de não ter perigo sabemos que não dá para facilitar deixando portas abertas e tudo a mostra. Mas, muitas vezes, quando andamos pelas ruas perto de casa vemos as pessoas com portas abertas, carrinho de bebê na rua e nenhuma preocupação com assalto e essas coisas.

A casa é ótima, e estamos há poucas quadras de Bondi Beach. Acho que conseguem ver no mapa onde estamos morando e por onde andamos felizes da vida... : )

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Special Lunch


Hoje de despedida de um colega que está indo morar em Darvin, Norte da Austrália, tivemos um almoço bem especial.

Junto com nossos novos colegas e a nova professora fomos almoçar no Pub que fica na frente da escola, aquele que falamos no Blog dos Pubs.

Foi muito legal, porque além da comida ser muito boa, conversamos bastante em Inglês e rimos muito.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Morning Glory

Se vocês acham que o tempo anda um pouco estranho, olhem o que aconteceu hoje em Queensland, norte da Austrália.

Essas nuvens são chamadas de Morning Glory e, segundo a Nasa, ninguém sabe exatamente o que causa. Nunca apareceu em nenhum outro lugar do mundo, porém, em Queensland aparece a cada primavera.

As nuvens Moring Glory podem ter até 2000 quilômetros de comprimento e 100 quilomêtros de altura e podem atingir 60km/h.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Wedding Invitation



Porque nos conhecemos na praia e nos apaixonamos,

Claudia & Rafael

Convidamos você para compartilhar a alegria do nosso casamento

06 de September

Dois mil e nove

Doze horas


Praia de Rose Bay, Sydney, Australia

______________________________________________


P.S 1: A foto foi tirada no dia que nos conhecemos, 26/12/2005, Praia Brava - SC. : )

P.S 2: Prometemos uma comemoração no Brasil.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Blog nº 100






Para comemorar esse número tão especial pensamos em homenagear todos aqueles que amamos muito, que são muito importantes na nossa vida e que fazem muita falta por aqui: nossa família e nossos amigos do Brasil !!!

O Blog 100 é de vocês !!!

Muito obrigado por fazerem parte da nossa vida, por toda ajuda e força que nos deram e nos dão nessa etapa tão importante da nossa vida. Agradecemos sempre pelas pessoas especiais que conhecemos e pela família maravilhosa que temos. Pena que não temos fotos de todos... : (

Beijos e abraços com muita saudades,
Clau & Rafa

domingo, 23 de agosto de 2009

Costelão de Open House


Hoje convidamos alguns amigos para conhecerem a nossa nova casa e comerem com a gente uma bela costela, na verdade, 4 costelas.

Dessa vez não fizemos na churrasqueira e sim no forno da casa, que é muito bom, profissional.

Estamos adorando a casa nova e achamos que todos gostaram também.

sábado, 22 de agosto de 2009

Asiaticos na Australia


Existem muitos asiáticos em Sydney, com certeza, eles são a maioria absoluta de estrangeiros por aqui. E os motivos são muitos: proximidade, acordos comerciais, diplomáticos e vistos especiais. São muitos japoneses, koreanos, chineses, indoneses e tailandeses.

Quando fechamos nossa viagem com a STB a agente nos disse que a Austrália estava lotada de orientais. Quem vem para a Austrália deve estar ciente que tem muita gente de olhinho puxado e é bem difícil diferenciar um asiático do outro.

Na City, principalmente, a maioria das lojas são coreanas, japonesas ou chinesas assim como restaurantes.

Eles são muito divertidos, totalmente apaixonados por moda, abusam das cores, pintam muito os cabelos, usam muitos acessórios e estão sempre rindo. O maior problema é que não dá para entender nada do que eles falam, em Inglês, porque o sotaque é muito forte.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ABN and Tax File Number

Agora que nos tornamos os mais novos trabalhadores da Austrália vamos falar um pouquinho de ABN e Tax File Number.

Qualquer pessoa com visto de estudante ou os outros vistos que já falamos, menos turistas, podem ter um ABN number que é o registro para se tornar um Self-employed na Austrália, ou seja, um trabalhador Autônomo. Para qualquer trabalho na Austrália eles pedem esse número e ele é facilmente tirado no Australian Business Register, pela internet.

O Tax file Number (TFN) é feito depois de ter o ABN e também é exigido em todas as empresas. Este documento nada mais é do que o número de identificação fiscal porém, sem ele, não é possível conseguir nenhum emprego na Australia. Ele também é necessário para solicitarmos o retorno de parte do imposto pago durante o período de trabalho na Austrália, quando sairmos do país. A solicitação do TFN também é feita via internet e tudo em menos de 10 minutos.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Super Nanny !

Conheci uma diplomata francesa, através da STB, e desde segunda sou nanny do filho dela durante 2hs de segunda a quinta.

Na verdade, o que faço é muito simples, pego ele na Escola Francesa e depois levo ele para casa, ficando com ele até que a mãe chegue. Hoje, ao invés de levar ele para casa, me encontrei com ela no shopping. Quase nunca fico às 2hs combinadas porque ela chega antes.

É muito tranquilo, ele é muito fofo e fala 3 línguas: inglês, francês e português, pois eles estavam no Brasil antes de vir para cá. To adorando brincar de super Nanny!!!

Amanhã vamos trabalhar mais um pouquinho, eu e o Rafa vamos contar estoque em um supermercado e no sábado a noite o Rafa vai trabalhar em um show.

É muito bacana para a língua e para a experiência que estamos vivendo aqui, trabalhar. Além disso, ganhamos um dinheirinho em dollar. : )

Beijos para todos, Clau

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Made in Brazil




Os australianos são completamente apaixonados pelas nossas Havaianas. Todos os dias, em todos os lugares, a gente vê várias pessoas usando Havaianas. É sem dúvida a marca brasileira mais conhecida por aqui.

Já vimos pessoas usando com terno, vestido, jeans e ainda é inverno por aqui. A Cinthia nos disse que no verão a loucura por Havaianas aumenta ainda mais. A primeira foto é de uma Ação promocional em Bondi Beach, eles investem forte em marketing e exportação. Teve uma edição australiana vendida por AU$ 850,00. Havaianas aqui é coisa fina.

Made in Brazil... : )

terça-feira, 18 de agosto de 2009

New class of English


O Inglês esta melhorando, mas como já falamos, não é fácil. Faltam agora 4 semanas para terminar e por isso resolvemos trocar de turma.

Nossa sala estáva muito cheia e com a mudança ficamos um pouco mais longe da Escola, teriamos que acordar ainda mais cedo do que 7hs, ou seja, uma tortura para quem gosta de dormir tarde e acordar tarde, como a gente.

Diante disso pedimos para trocar para a turma das 10h30 as 16h30 que só tem 5 pessoas e podemos levantar um pouco mais tarde. Estamos adorando !!! Podemos dormir mais e estamos gostando bastante das aulas.
P.S. ainda sem internet em casa...por isso o blog está todo desconfigurado. ; (

Sistema de saúde da Austrália

O sistema de saúde da Austrália é totalmente diferente do Brasil. Aqui existe o Medicare que é um sistema público nacional, para os australianos, os planos particulares também para os australianos e o OSHC (Overseas Student Health Cover) que é o seguro de saúde para todos os estudantes estrangeiros, durante a permanência na Austrália.

O valor do OSHC não é alto, em torno de AU$ 35.00 por mês e cobre 85% do valor das consultas, 100% dos hospitais, emergências e ambulâncias.
Ainda não fomos em nenhum médico ou hospital aqui, mas o que nos contam é que o mais difícil para quem tem seguro de saúde é ter que consultar cada vez com um médico diferente, porque não se pode marcar hora e escolher o médico que quiser. Aqui funciona, mais ou menos, como os Pronto Atendimentos do Brasil, a consulta é feita com o médico que estiver de plantão no dia.

Outra curiosidade é que sempre o primeiro atendimento é feito com um Médico Clínico geral e ele então que encaminha, dependendo da necessidade, para o especialista. Mesmo que a pessoa já saiba, por exemplo, que precisa de um dermatologista tem que falar primeiro com o clínico, explicar o problema, e então com a prescrição dele, que é obrigatória, seguir para o dermatologista.

Várias pessoas, que falamos, que já utlizaram o sistema de saúde australiano dizem que os médicos são muito fracos e despreparados e que os planos de saúde particulares do Brasil e os nossos médicos são muito melhores. É, nem tudo são flores, na terra do Kangoroo.

domingo, 16 de agosto de 2009

Mudamos !!!!


estamos de casa nova, depois de uma grande mudança no final de semana. Mudaram de casa, ao mesmo tempo, 9 pessoas.

Fora os ricos, aqui da Australia, as pessoas normais como a gente se mudam alugando uma Van, carregando suas coisas e levando tudo sozinho de um lado para outro. E foi o que fizemos, com muitas viagens de Van, para lá e para cá, com a ajuda dos amigos. Além dos 9 que estavam mudando se juntaram outros 5 amigos e 2 carros, para ajudar a carregar as coisas.

Toda a mudança começou no sábado de manhã e acabou no sábado a noite. Ontem estávamos todos bem cansados, mas bem felizes, cada um na sua casinha nova.
Ainda estamos sem internet, mas acreditamos que na quarta já esteja instalada.

sábado, 15 de agosto de 2009

Móveis e eletrônicos na rua

Em alguns países, as pessoas tem o hábito de deixar eletrônicos e móveis na rua, quando compram novos e, aqui na Australia, acontece isso também.

Dá para aproveitar, algumas coisas, mas é preciso tomar cuidado para não pegar nada estragado ou com cupim.

Os nossos amigos já pegaram várias coisas e essa semana foi a nossa vez de aproveitar. Pegamos na rua: um armarinho, um varal de roupa, um mini-sapateiro, uma luminária e um cesto de lixo.

Aqui o pessoal se ajuda muito, essa semana, ganhamos de um amigo uma base de cama para usar com o calchão que a Ci e o Ale já tinham nos dado. : )

Fe !

Feliz aniversário !!!!

Te amamos muito e te desejamos tudo de melhor e um pouco mais.

Beijos com muita saudades,

Clau e Rafa

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Estudar e trabalhar na Austrália

Existem muitos sites de oferta de emprego mas dizem que o melhor é o Seek - www.seek.com.au

Para determinados tipos de emprego é melhor entregar currículos impressos direto no local. Mas o que mais funciona, por aqui, é a boa e velha indicação.

Não está muito fácil, atualmente, para os estudantes conseguirem emprego na Austrália. A crise mundial abalou bastante a economia e muitos australianos e estrangeiros foram demitidos. As agências de turismos, que trazem os brasileiros para estudar aqui, com a promessa de fácil sustento através do trabalho local, estão bem preocupadas. A maioria delas está organizando consultorias para colocação dos estudantes.

Um conselho que damos, para quem quer pensa em vir para a Austrália estudar, é não contar com a remuneração do trabalho, durante o curso, para se sustentar. É bom trazer dinheiro para se manter, por pelo menos 4 meses, para depois tentar alguma coisa por aqui.

Nós estamos com alguns trabalhos temporários, em vista, acho que em breve teremos novidades...aguardem.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vistos para Austrália


Com o passaporte brasileiro as opções de visto são: turista, estudante e trabalho (sponsor). Quem tem passaporte europeu tem um visto especial que se chama Holliday visa.

O visto de turista é o mais fácil de conseguir, porém, só é válido pelo período da viagem, dentro da Austrália, e não dá nenhuma permissão de trabalho.

O visto de estudante não é difícil de conseguir mas depende de uma inscrição, de no mínimo 14 semanas, em alguma escola na Austrália. A escola pode ser inglês, curso técnico, especialização, gradução, etc. Além da inscrição no curso é preciso comprovar dinheiro suficiente para se manter no país, pelo período do curso, passagem de ida e volta comprada, hospedagem e seguro de saúde. Com o visto de estudante o brasileiro tem direito a trabalhar até 20hs semanais, legalmente. Durante as férias das aulas os estudantes podem trabalhar horas ilimitadas.

Já o visto de trabalho ou Sponsor que significa patrocínio é bem mais dificil de conseguir. Para conseguir esse visto uma empresa australiana precisa dar o emprego, ficar responsável e pagar uma taxa pelo brasileiro ficar legalmente aqui. Muitos dos brasileiros que conseguem já vir com este tipo de visto são os Engenheiros, Contadores, Analistas de TI e Médicos. Esse visto dá direito de trabalhar full-time ou seja 38hs semanais e é um grande passo para conseguir a residência australiana.

É importante solicitar o visto, qualquer um deles, com no mínimo de 30 dias de antecedência e através de um despachante indicado pela agência de viagem.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Australia e a obesidade

A Austrália é o país mais gordo do mundo, ganha inclusive dos EUA. O governo faz campanha, dia e noite, para as pessoas perderem peso e se conscientizarem da importância da saúde.

As frutas e verduras são mais caras, por aqui, e as porcarias são mais baratas, compararando com o Brasil. Um 1/4 de melância, por exemplo, custa quase AU$ 4,00 enquanto, no Brasil, uma melancia inteira custa R$ 3,00. O mesmo vale para o tomate, dá para comprar 5 tomates por AU$ 3,00, na Austrália, e 2 quilos por R$ 3,00 no Brasil. Porém, o Mac Donald’s é bem mais barato aqui, assim como os chocolates e todas as porcarias que vocês podem imaginar.

Além das porcarias custarem mais barato elas dão bem menos trabalho para fazer, do que uma comida caseira. Não se esqueçam que a maioria da população não tem empregada então comer porcaria é bem mais fácil.

Dizem que, de uns anos para cá, os australianos estão comendo bem melhor. Hoje, já existem várias fruteiras bacanas, lanchonetes com produtos naturais, sucos e até o nosso Açaí é vendido por aqui e faz o maior sucesso. Tomara que consigam reverter definitivamente esse quadro.